Notícias

Uma Kartoffelfest para ficar na história de Santa Maria do Herval

23/05/2022 - 13h36min

23ª edição do evento marcou a volta da Festa da Batata após um período de dois anos. Público marcou presença no último final de semana da programação (Créd. Volmir Muller)

Por FÁBIO RADKE

Santa Maria do Herval – A Kartoffelfest, a popular Festa da Batata, está cada vez mais consolidada como uma importante marca do município e da comunidade do Teewald. Com presença significativa de público no último final de semana do evento, a 23ª edição marcou uma retomada após um período de dois anos sem a promoção devido a pandemia. Com presença do sol e temperatura agradável para a estação do ano, os visitantes desfrutaram da gastronomia local, de atrações artísticas e culturais e dançaram com os sucessos das bandas que subiram ao palco do evento. Já no começo da manhã de domingo (22), a prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel, demonstrava emoção com o último dia da festa popular. “Chegou o último dia do nosso evento, que já está deixando saudades, mas só temos a agradecer pela expectativa superada. É muito gratificante ver o trabalho e esforço realizado com um resultado tão positivo”, disse. Os dados de público desta edição serão contabilizados pelos organizadores ao longo da semana.

O público comemorou a 23ª edição da festa com diferentes atrações musicais; apresentações culturais, feira de indústria, comércio e exposição de máquinas e implementos agrícolas, assim como opções gastronômicas, parque de diversões e os produtos da agricultura familiar. Um dos organizadores do evento, o secretário de Turismo, Marcos César Stoffel, não escondeu a emoção com a Festa da Batata no final da tarde de ontem (22). “É surpreendente. Está muito acima das nossas expectativas. Neste momento o que eu tenho a dizer a todos os colaboradores, patrocinadores e público é gratidão, gratidão e gratidão”, declarou Marcos.

Programa em família

O passeio entre os pavilhões e estandes da Kartoffelfest fez parte da programação de diversas famílias ao longo do final de semana. O casal Karina Vitola e Cézar de Toni, de Porto Alegre, circularam no sábado de manhã pelo espaço da festa com o pequeno Francisco, de 4 meses. O marido da médica que atua no município não poupou elogios ao evento no Teewald. “É uma festa que valoriza muito a cultura alemã. A programação conta com atrações típicas e a gastronomia é muito”, disse Cézar.

Programa em família no sábado (Créd. Fábio Radke)

 

A programação do evento também trouxe visitantes de diversas cidades para Santa Maria do Herval. Ainda na sexta-feira, a presença do público da terceira idade foi maioria devido ao baile do Grupo Amizade no pavilhão principal. Enquanto que ao fim da noite, a sonorização de um DJ trouxe o público jovem para a pista.

Passos e coreografias tiveram espaço durante as apresentações do Encontro de Grupos Folclóricos Infanto Juvenil na manhã de sábado. O Grupo Folclórico Teewald tratou de ser o anfitrião dos dançarinos de outros locais que participam da programação. Grupos de municípios como Arroio do Meio, Picada Café e Bom Princípio, estiveram representados.

Dançarinos ganharam a atenção do público (Créd. Fábio Radke)

Gastronomia em destaque

Excelentes opções gastronômicas estiveram à disposição de todos para matar a fome dos visitantes. Um chope gelado teve como opção de complemento, por exemplo, os famosos bolinhos de batata ou mesmo outros petiscos à venda nos estandes da praça de alimentação.

Os visitantes que optaram por uma refeição mais completa encontraram os almoços ou jantas servidos pelo CTG Amigos da Tradição durante a Festa da Batata. “O cardápio varia nesses dias de programação. Vai desde churrasco, sobrecoxa de frango, bife na chapa, lentinha campeira, entre outras opções. Temos ainda um amplo buffet de saladas”, destaca um dos integrantes da diretoria do Amigos da Tradição, Ilson Fröhlich. O preço do almoço ou jantar mudava conforme o cardápio do dia.

O voluntariado foi uma das marcas da mobilização dos membros do CTG ao longo da programação. “Em sextas tivemos cerca de 25 pessoas ajudando, aos sábados em torno de 40, e aos domingos até 55 pessoas para bem atender as pessoas”, acrescenta Ilson. Outra alternativa ainda aos visitantes foi conhecer alguns dos restaurantes do município que ofertaram almoços típicos ao longo dos finais de semana de festa. Os estabelecimentos estavam preparados para bem servir ao público visitante.

Tradicionalistas preparando o almoço de domingo

Show musicais

 

Artistas de bandas reconhecidas no cenário musical do Sul do País foram os responsáveis por embalar os presentes nos oito dias de programação festiva neste ano. Os instrumentos de sopro foram destaque e animaram os participantes. Desde as formações mais básicas com os músicos das bandinhas típicas que circulavam entre o público até os mais populares que subiram no palco principal. Sábado, os Reis do Baile desfilaram sucessos dos anos de estrada, e antecederam os enérgicos músicos da banda Rosa’s, liderada por Nando Rosa, reconhecido no cenário pelo trabalho a frente da Barbarella. O baile da Festa da Batata entrou madrugada a dentro.

Já o clima das tradicionais festas de chope foi trazido para dentro dos pavilhões da Kartoffelfest com a Super Banda Choppão na tarde de domingo. Não menos conhecidos no meio musical, a banda Corpo e Alma também levou muitos para a pista com seus sucessos. E coube a banda Mercosul fechar a programação da festa deste ano.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário