Notícias
Vai ter pedágio no asfalto que encurta em aproximadamente 30 km o trajeto a Gramado?

Faltam somente 300 metros para a conclusão
Por Cleiton Zimer
Com a finalização do asfalto na ERS-373, entre Santa Maria do Herval e Gramado – que vai encurtar em quase 30 km o trajeto de Porto Alegre até a Região das Hortênsias –, uma questão que gerou dúvidas aos moradores e turistas é: poderá, um dia, ter pedágio na rodovia?
Questionada, a Secretaria de Planejamento do Governo do Estado informou que o trecho não consta nos blocos de concessão. Portanto, não há previsão de ser concedida à iniciativa privada e não deve ter pedágio.
As demais alternativas para ir à Serra, através da RS-239 e RS-215, aumentam a distância entre 13 km e 23 km, respectivamente, além de terem pontos de cobrança.
COMO ACESSAR?
A ERS-373 pode ser acessada a partir da BR-116, através do município de Morro Reuter, no trecho da Rota Romântica. Os motoristas seguem pela VRS-873 até a cidade de Santa Maria do Herval e, de lá, chegam à nova rodovia, estando em Gramado em poucos instantes.
Falta apenas o trecho da pedreira
A obra está praticamente pronta. Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), dos 10,2 km de pavimentação nova, restam apenas 300 metros para a conclusão total do asfaltamento. Esse pequeno trecho em execução fica na intersecção da variante da pedreira e deve ser concluído em breve.
Trecho que falta fica na intersecção com ‘Rua da Pedreira’ que também deve ser asfaltada
Mas atenção
Apesar de a obra estar praticamente pronta, os trechos que antecedem e sucedem os 10 km estão precários. O Daer explicou que assim que finalizado o asfalto novo, os serviços irão se concentrar na recuperação dos trechos antigos – especificamente, nos 2,4 km iniciais e entre os km 12,5 e 17,4 (segmentos onde está em execução o sistema de drenagem – entre os bairros Ferraria e Boa Vista/ em Herval, e Serra Grande/Gramado).
Trechos que antecedem e sucedem a nova obra estão precários
QUANDO ESTARÁ PRONTA?
A obra deve ser totalmente finalizada até dezembro de 2024. O projeto sofreu atrasos por contas das chuvas intensas no Estado.
Investimento
Até maio deste ano, já foram investidos R$ 31,8 milhões do Estado. O valor total atualizado é de R$ 57,8 milhões.
O trecho pela Pedreira deve ser executado com recurso da bancada federal gaúcha, que deu início às tratativas para a obra e que, depois, foi abraçada pelo Estado. Além disso, parte do recurso que ‘sobrar’ deve ser aplicado na localidade de Nova Renânia, que também faz divisa com Gramado.
VEJA COMO ESTÁ O TRAJETO: