Conecte-se conosco

Notícias

Vale do Sinos tem segurança reforçada nas escolas após suspensão das aulas por ameaças de ataque

08/08/2025 - 08h45min

Atualizada em 08/08/2025 - 08h52min

Foto: Brigada Militar

A Brigada Militar reforçou, nesta sexta-feira (8), a segurança nas escolas do Vale do Sinos após as prefeituras de Novo Hamburgo e Estância Velha decidirem suspender as aulas na rede municipal em razão de uma ameaça de ataque. Mesmo com o fechamento das escolas municipais nessas cidades, unidades estaduais e particulares seguem abertas, com presença ostensiva da polícia.

Segundo o comandante da Brigada Militar no Vale do Sinos, coronel Luis Felipe Neves Moreira, o efetivo está distribuído nos 16 municípios da região. Em alguns locais, policiais permanecem na frente das escolas estaduais, enquanto outros circulam em viaturas.

— Nosso efetivo está disposto em cidades do Vale do Sinos, algumas cidades fecharam as escolas, Novo Hamburgo é um caso. Mas as escolas estaduais estão funcionando normalmente. Em Estância Velha, teremos movimentação, Campo Bom, São Leopoldo, Nova Hartz, na verdade, esse efetivo irá atuar em todos os municípios. Até mesmo aqueles que não se manifestaram, vamos dar o suporte — disse Moreira.

O objetivo, segundo o comandante, é garantir tranquilidade à comunidade e permitir que a rotina siga normalmente.

Escolas estaduais esvaziadas

Apesar da manutenção das aulas, escolas estaduais registraram baixa presença. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávio Rosa, em Novo Hamburgo, nenhum estudante compareceu nesta manhã. Ainda na tarde de quinta-feira (7), após a circulação da informação sobre o possível ataque, a unidade já havia esvaziado.

Ameaça e suspensão

A ameaça, interceptada pelas autoridades, apontava para a possibilidade de um ataque a uma escola de Novo Hamburgo nesta sexta-feira. A prefeitura não divulgou qual seria o alvo.

Em Novo Hamburgo, a suspensão das atividades atinge cerca de 24 mil estudantes e vale para sexta-feira (8) e segunda-feira (11). Em Estância Velha, a medida foi adotada apenas para esta sexta.

— Vamos avisar as escolas estaduais e as particulares que também tomem essa medida de prevenção na sexta-feira e na segunda-feira — declarou o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck.

A gestão municipal afirma que já vinha adotando ações preventivas e reforçando a segurança no ambiente escolar desde que teve conhecimento da ameaça.

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) recomendou que instituições particulares de Novo Hamburgo suspendessem as aulas nesta sexta como medida preventiva.

Em Estância Velha, o prefeito Diego Francisco afirmou que a decisão “visa preservar o bem-estar de alunos, professores e demais servidores” e que a data será recuperada posteriormente.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso segue sendo monitorado. Já a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) confirmou que as escolas estaduais permanecem abertas.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.