Colunistas destaque

Vazia? Nesta semana Dois Irmãos volta no tempo porque a população economicamente ativa saiu da cidade

29/12/2020 - 08h34min

Atualizada em 29/12/2020 - 08h41min

Coluna Começo de Conversa – Por Mauri Marcelo Toni Dandel

VAZIA?

A cidade não está tão vazia assim, como a gente pensa. Isso só demonstra o crescimento grande que tivemos nos últimos anos, pois, mesmo que milhares de pessoas tenham se ausentado, ainda há movimentação por aqui. Apesar de não tão tranquila, reduziu bastante o número de pessoas circulando nas ruas.

 ECONOMIA

Não é tanta gente assim que viaja. Acontece que boa parte da população economicamente ativa sai da cidade nesta época. Por isso, dá esta impressão que metade da cidade foi viajar. E quem ficou, está por casa, organizando a vida, as coisas atrasadas e as atividades acumuladas!

Apesar de tudo, para quem gosta, é uma época boa. É época de menos fila, mais vaga de estacionamento e também época de poder reencontrar as mesmas pessoas de 15 ou 20 anos atrás, poder se cumprimentar na rua, “atirar um ‘buenas’ ou ‘boa tarde’ durante a caminhada no fim do dia.

É uma época em que podemos reencontrar pessoas que há anos não víamos e que sempre moraram aqui, mas que os caminhos não se cruzaramm ao longo do ano, pela correria de cada um.

DE ANTIGAMENTE

Parece a Dois Irmãos dos anos 2000. Talvez um pouco menos, lá por 1995. Ou nem tanto, talvez a cidade de 2005. O que mudou de lá para cá foram os carros, que são diferentes, mais modernos e menos barulhentos. E em maior quantidade!

E também as casas, pois muitos prédios surgiram onde antes moravam vovós e vovôs que não estão mais entre nós e que criavam suas galinhas e coelhos nos fundos do terreno. Nestes locais onde a gente cumprimentava os avós tomando chimarrão em suas cadeirinhas no final do dia, na sombra do calorão de verão, hoje temos lojas e comércios modernos.

A cidade mudou, sim, mas o espírito da cidade nesta época do ano é o mesmo. Não é não?

QUEM SERÁ?

No dia 11 de agosto, portanto, um mês antes da definição dos candidatos a prefeito, publicamos aqui na Começo: “Independente de quem serão os candidatos a prefeito, uma coisa é certa: o município mantém a tradição de lançar vereadores como candidato a prefeito. Diferente de alguns municípios da região onde alguns prefeitos que foram eleitos jamais sentaram em uma cadeira na Câmara, como vereador, aqui é o contrário. Para se ter uma ideia, nos últimos 20 anos, todos os prefeitos exerceram o cargo de vereador. Absolutamente todos!”.

Isso foi o que escrevemos um mês antes de definir os candidatos e três meses antes da eleição.

Que conclusão chegamos?

Que a história já previa que o futuro prefeito (que ainda seria eleito alguns meses depois desta coluna) já teria que ter passado pelo Câmara como vereador. E foi o que aconteceu! Dos cinco concorrentes ao cargo, três foram vereadores e os três que ficaram à frente na disputa!

SECRETARIADO

– O restante da lista do secretariado não saiu ainda, mas temos muitos nomes confirmados. Entre duas pessoas não há segredo e uma terceira sempre fica sabendo. Mas vamos aguardar.

– Inclusive já tem nome do segundo escalão que abriu uma cerveja gelada na beira da piscina para comemorar a nomeação!

– Há outros que já avisaram que serão secretários, mas o nome não está na lista. Há muitas especulações. De concreto, apenas que a lista oficial sairá hoje, conforme o prefeito eleito Jerri. Não vamos especular, como a imprensa sempre fez, porque especulação não é notícia!

– A mensagem positiva do dia: “O tempo do preparo é importantíssimo para o crescimento de uma pessoa. Não há um ser humano grande ser preparo”, Fábio de Melo.

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário