Notícias
Vereadores propõem projeto de educação socioemocional em Herval; entenda
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Constituir uma sociedade mais saudável através da base. É isso que prevê o projeto dos vereadores Leandro Lechner Kich e Paulo Henrique Kaefer (PSB) que, na última sessão, apresentaram uma proposta de educação socioemocional e da cultura de paz.
Conforme os parlamentares, diversas pesquisas indicam alta incidência de situações de agressões nos ambientes escolares, sobretudo no Brasil. “Os casos ocorridos nos últimos tempos despertaram a necessidade da criação de políticas públicas voltadas ao combate.”
Segundo o projeto a sala de aula não pode ser mais só o lugar para o aprendizado linear e quantitativo. “Deve ser um espaço de acolhimento para superar a realidade de violência e de desamor que estamos enfrentando no mundo.”
O projeto pretende promover a utilização de ferramentas educacionais que viabilizem o acesso às competências socioemocionais que garantem a aprendizagem e desenvolvimento pleno, orientado pelos princípios éticos e emocionais.
A aplicação deve ser feita no Programa ARRE, através de premissas como autoconhecimento, autogerenciamento, responsabilidade, habilidades de relacionamento, consciência social e ambiental.
Também está prevista a capacitação e formação continuada dos profissionais da rede de ensino fundamental para atuar de forma eficiente no desenvolvimento das competências socioemocionais, além do fortalecimento das competências familiares em relação à educação socioemocional da criança e do adolescente no espaço de convivência familiar, escolar e comunitária.