Conecte-se conosco

Notícias

Vereadores questionam falta de médico durante dois dias em Boa Vista do Herval

15/04/2022 - 16h57min

Atualizada em 15/04/2022 - 17h09min

ESF Boa Vista ficou dois dias sem médico. A informação de que o médico estava de atestado só veio na terça de manhã, até então, os pacientes vinham, esperavam e não eram atendidos (FOTO: Reprodução ESF Boa Vista / Facebook)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval –A sessão da Câmara de terça-feira, dia 12, teve questionamentos de parlamentares diante da falta de médico no Posto de Saúde de Boa Vista do Herval durante segunda e terça-feira. De acordo com eles, receberam várias reclamações de moradores dando conta de que o médico só comunicou que estava de atestado pelos dois dias na manhã de terça-feira, 9h. Enquanto isso, vários pacientes teriam ido ao local e, sem saber o que estava acontecendo, ficaram horas esperando sem serem atendidos.

São pessoas que se deslocam de Alto Padre Eterno, Renânia. Fizeram desvios e não foram atendidas”, disse Diego Lechner (PDT). Félix Alles (PDT) reforçou que se trata de um problema sério. “Se o médico passar por algum problema de saúde, precisamos de alguém que dê algum suporte. Que faça os avisos. Uma senhora me relatou que ficou das 5h30 até as 10h para não ser atendida”.

A vereadora Rubia Reisdorfer (PSDB) disse que também recebeu inúmeras ligações. “Acho ele um excelente profissional, gosto muito do atendimento dele. Só que o problema não é esse. Todos acham ele um excelente profissional, só que infelizmente ele não está comparecendo para com o trabalho. Se é questão de saúde é preciso colocar outro profissional, o que não pode acontecer é a população ficar sem atendimento”.

O vereador Paulo Henrique Kaefer (PSB) concordou que é um ótimo médico. “Mas temos que ver que essas atitudes de não comparecimento ao trabalho é também uma falta grave”, alertou, propondo uma reunião com a Secretaria de Saúde para resolver o assunto.

Não é a primeira vez

Por último, o presidente da Casa, Cleidir Arnold (MDB) enfatizou que a problemática já foi abordada mais vezes na Câmara. “Na última vez que fiz essas cobranças, em vez de ter apoio fui criticado por pessoas que deveriam ter me apoiado, mas paciência. Temos que trabalhar juntos para resolver esse problema. Não adianta nós cobrar e quem deve cobrar passar a mão na cabeça e não fazer as cobranças devidas e defendê-lo”.

O que diz a Secretaria de Saúde

A secretária de Saúde, Tânia Vier Alles, confirmou que o médico voltou a atender somente quarta-feira e, nos dias anteriores, não teria comparecido por problemas de saúde. Questionada sobre a falta de comunicação aos pacientes, Tânia disse que: “conforme a enfermeira me passou entrou em contato com o médico, mas demorou a responder e avisar que não vinha trabalhar. Por alguma razão médica ele não compareceu e não conseguiu avisar com antecedência”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.