Conecte-se conosco

Notícias

VÍDEO: Dnit fecha acesso em rua que existe há mais de três décadas em Dois Irmãos

10/09/2024 - 15h51min

Segundo a Prefeitura, há comprovações de que a estrada existe há mais de 30 anos.

Situação gerou revolta dos moradores, que afirmaram sequer terem sido notificados

Por Cleiton Zimer / Bruno Weber Wingert

Dois Irmãos | Na manhã desta terça-feira, 10, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fechou o acesso à rua Pedro Alfredo Johann, paralela à BR-116, no bairro Travessão. Foi instalado um guard rail que impede a passagem dos veículos, cuja rua existe há décadas.

Agora, os moradores precisam seguir até o acesso pela rua Pedro Enzweiler, aumentando o trajeto em dois quilômetros. De acordo com eles, ninguém foi comunicado sobre o bloqueio.

O morador Wilson Johann estava trabalhando nas proximidades, escutou barulho de máquinas e, quando chegou ao local, a estrutura já estava instalada. “Perguntei o que estavam fazendo e disseram que eram terceirizados, que estavam cumprindo ordem do Dnit, que mandou fechar.

Wilson questionou, afirmando que há diversas famílias que precisam do acesso, com crianças pequenas, idosos. “Entraram no caminhão e simplesmente se largaram.”

VEJA VÍDEO:

Revolta pode causar protesto

Wilson afirma que desta forma ficou inviável. “Entramos em contato com a Prefeitura, foram feitas várias reclamações. O pessoal está simplesmente indignado.”

Segundo ele, estão organizando um abaixo-assinado e até um possível protesto na rodovia.

Nas proximidades já foi fechada outra entrada, perto da antiga floricultura. Agora, não há acesso algum para os moradores.

O que diz a Prefeitura?

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos estiveram recentemente no local com representantes do Dnit e apresentaram imagens comprovando que o acesso em questão existe há mais de 30 anos.

No entanto, houve insistência por parte deles de que seria necessário adequá-lo. Questionados por que essa exigência surgiu de forma repentina. Eles nos informaram que iriam nos notificar e estipular um prazo para apresentarmos uma justificativa sobre a história do acesso, e, posteriormente, submeter o projeto para aprovação. Até o momento, não recebemos nenhuma notificação ou ofício formal sobre o assunto, simplesmente fecharam o acesso. O Município está em contato com o DNIT“, destaca a nota.

Dnit não se manifestou

A reportagem também contatou o Dnit, solicitando uma explicação sobre o fechamento do trecho. Mas até a publicação desta matéria não foi dado nenhum retorno.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.