Conecte-se conosco

Notícias

VÍDEO: Região é atingida por chuva de granizo; alerta de temporais segue no fim de semana

22/08/2025 - 05h31min

Forte chuva de granizo caiu na região.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul  alerta para as condições do tempo no Estado entre sexta-feira (22) e domingo (24). A previsão indica a atuação de temporais com chuva intensa, rajadas de vento que podem superar os 90 km/h e possibilidade de granizo em diversas regiões, associados a um sistema de baixa pressão e à passagem de uma frente fria.

Sexta-feira (22)

Já durante essa madrugada de sexta-feira teve registro de queda de granizo no Vale dos Sinos, com transtornos em Lindolfo Collor, Estância Velha e São José do Hortêncio. Os temporais devem atingiram o Oeste, Centro, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sul e Litorais Médio e Sul.

No fim da tarde e à noite, novos temporais são esperados no Oeste, Campanha, Missões, Costa Doce, Sul e Centro. Nessas áreas, há potencial de queda de granizo, chuva intensa e ventos fortes acima de 90 km/h.
No Noroeste, partes do Centro, Vales e Região Metropolitana, podem ocorrer tempestades isoladas com rajadas de vento e granizo de forma localizada.
Os volumes de chuva variam entre 30 e 80 mm/dia, podendo passar dos 100 mm em pontos da Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul. No Norte do Estado, o tempo se mantém estável na maior parte do dia.

Sábado (23)

Com o avanço da frente fria, a madrugada de sábado será marcada por temporais em regiões como Oeste, Campanha, Sul, Missões, Centro e parte da Costa Doce e do Litoral Sul. Ventos acima de 90 km/h podem acompanhar as tempestades.
As demais regiões do Estado também podem ter chuva e temporais, ainda que com menor potencial para granizo e vento forte.
Ao longo do dia, a frente fria avança pelo território gaúcho, mantendo o tempo instável e favorecendo a ocorrência de pancadas moderadas a fortes, com possibilidade de granizo e rajadas de vento no Noroeste, Norte, Missões e Centro. Os acumulados de chuva ficam entre 20 e 60 mm/dia, podendo chegar a 80 mm.

Domingo (24)

A instabilidade se concentra no Nordeste e Extremo Norte do Estado, com chuva moderada a forte, mas sem risco de granizo ou ventos extremos. Os acumulados ficam entre 10 e 40 mm, podendo alcançar 50 mm no Norte.
Nas demais regiões, o tempo tende a estabilizar.

Situação hidrológica

De acordo com a Defesa Civil, os níveis dos rios permanecem dentro da normalidade, com pontos de atenção no rio Gravataí. Com a previsão de chuvas intensas, há risco de cheias rápidas em arroios, córregos e pequenos rios, além da elevação gradual dos rios maiores.
Também não está descartada a ocorrência de alagamentos em áreas urbanas, principalmente em locais onde houver volume elevado de precipitação em curto espaço de tempo. As cidades destacadas em amarelo e laranja no mapa hidrológico do órgão estão sob condições de Atenção e Alerta, respectivamente.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar as atualizações meteorológicas e a procurar abrigo seguro em caso de temporais.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.