Conecte-se conosco

Geral

Nova Petrópolis: EGR explica obras na Avenida 15 de Novembro

23/04/2020 - 10h50min

Foto da EGR mostra trincas no asfalto (Créd.: EGR)

Nova Petrópolis – De acordo com a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), as obras de recapeamento asfáltico que estão sendo feitas na Avenida 15 de Novembro, trecho urbano da ERS-235, já constava na programação de obras do departamento de Engenharia da empresa, conforme contempla o atual contrato de manutenção da ERS-235, vigente desde agosto de 2018.

A EGR explica que o trecho apresentava trincas no pavimento e “para evitar um agravamento (surgimento de buracos), foi recomendado pelos engenheiros da empresa esta intervenção. Assim como os demais trechos administrados pela EGR, recebe periodicamente manutenção como forma de prevenção”, diz a resposta.

Também foi explicado que, em determinados pontos, as trincas não eram visíveis pois não estavam na superfície, mas com as infiltrações, resultaria no surgimento de buracos. De acordo com o engenheiro fiscal das obras, Luis Fernando Vanacor, a programação está baseada nos estudos e levantamentos técnicos. “As áreas trincadas superam 50% da área total do pavimento. Caso fossem corrigidos apenas reparos, haveria necessidade de camada de revestimento para regularização e proteção de toda a estrutura, […] teria valor superior à solução adotada, que é a remoção da camada trincada e execução de nova camada na área total”, afirma.

Conforme o diretor-presidente da EGR, Urbano Schmitt, todos os serviços seguem o projeto de engenharia previamente elaborado. “Com indicação de defeitos que, não corrigidos, resultariam em deformações e buracos, além de mais recursos para correção. Recentemente foi concluída a rótula de acesso ao bairro Pousada da Neve. Já há projeto para restauração (em novo contrato) do trecho que vai do fim da pista dupla até a rótula, incluindo a construção de acostamento, antiga demanda da população e cuja licitação já está em elaboração”, detalha.

Foto da EGR mostra trincas no asfalto (Créd.: EGR)