JERUSALÉN.– O sequestro frustrado de um voo de Dubai para Tel Aviv reacendeu em Israel a lembrança de sequestros anteriores (tentativas, na sua grande maioria) de aviões rumo ao país, sobretudo nos anos sessenta e setenta do século XX.
Embora associada ao passado, Israel a encara como uma ameaça vigente. Sua aerolínea de bandeira, El Al, tem, de fato, umas medidas de segurança rigorosas que vão desde a presença no avião de agentes de segurança à paisana, um sistema de portas duplas para acessar a cabine e extensos interrogatórios aos passageiros, a cargo de pessoal próprio, nos aeroportos de origem.
Se o interrogatório gerar qualquer suspeita, por menor que seja, alguns viajantes acabam sendo obrigados a embarcar despojados de objetos pessoais.
Os antecedentes justamente dizem respeito a aviões desta companhia, aunque apenas o primeiro, em 1968, tenha obtido sucesso. O voo, que cobria a rota entre Roma e Tel Aviv, decolou atrasado por problemas técnicos e com apenas 38 passageiros – sete deles funcionários da El Al ou seus familiares – e dez tripulantes a bordo.
À altura de Nápoles, o avião foi sequestrado por três membros da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), uma organização armada de inspiração marxista que conseguiu forçar seu desvio para Argel. Exigiam a libertação de mais de 1000 presos palestinos em prisões israelenses em troca dos reféns.
Apenas 24 horas depois, libertaram os 23 passageiros de outras nacionalidades. Mais tarde, libertaram as dez mulheres e crianças. Assim, 12 homens israelenses ficaram como prisioneiros do governo argelino (que estava tecnicamente em estado de guerra com Israel). Alinhadas com a causa palestina, e em plena Guerra Fria, as autoridades argelinas passaram a exigir a libertação de todos os prisioneiros palestinos em prisões israelenses.
Os israelenses sequestrados foram finalmente transferidos para uma luxuosa vila onde podiam acompanhar, pelas rádios e jornais, as negociações para sua libertação. Enquanto isso, o Exército planejava um resgate sob as ordens do famoso ministro da Defesa, Moshe Dayan.
O sequestro durou 40 dias e terminou, por fim, com a libertação de 16 prisioneiros palestinos, um passo que Israel definiu como “gesto humanitário”.
A primeira mulher
Em 1970 ocorreu uma das tentativas mais sonoras, pelo status que a autora acabou conquistando ((Leila Khaled, a primeira mulher a sequestrar um avião)) e por tê-lo realizado lado a lado com Patrick Argüello, um membro dos sandinistas nicaraguenses que ajudaram a derrubar a ditadura de Somoza.
Seis anos depois, no final de junho de 1976, um avião da Air France que fazia a rota entre Tel Aviv e Paris, com escala em Atenas e 248 passageiros e 12 tripulantes a bordo, foi sequestrado pelo Frente Popular para a Libertação da Palestina e, posteriormente, desviado para o aeroporto de Entebbe (Uganda). Após a saída inicial dos passageiros não israelenses, a maioria dos passageiros que restavam acabou sendo libertada por cerca de cem militares daquela nacionalidade na madrugada de 3 a 4 de julho.
Morreram quatro, além dos sequestradores e do soldado israelense Yonatan Netanyahu, irmão do atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu.
Desde então, e até esta quarta-feira, não houve novas tentativas de sequestro. Em grande parte, porque as medidas de segurança nos aeroportos e nos aviões israelenses cresceram exponencialmente década a década, sem paralelo em qualquer outra parte do mundo.
Sim houve tentativas de atentados com explosivos em aviões, ou com projéteis lançados contra aviões com origem ou destino naquele país. Mas não sequestros.
Em 1986, um agente da inteligência síria tentou fazer explodir um avião que ligava Londres a Tel Aviv com explosivos que portava – sem saber – sua namorada, que viajava naquele voo. Os agentes de segurança impediram seus planos.
© Direitos de imprensa mundial em todos os idiomas reservados à Ediciones EL PAÍS, S.L.U.