Conecte-se conosco

Colunistas

O município está nas mãos do vereador Josoé Holz

13/01/2020 - 11h00min

Atualizada em 13/01/2020 - 17h30min

Desde de quarta-feira ele está no cargo de prefeito em exercício. Claro que em dez dias não se pode fazer muita coisa, mas sempre é uma experiência que o político carrega em sua carreira, um conhecimento a mais. Daniel, que está de férias, reassume o cargo no próximo final de semana. Essas devem ser as últimas férias do prefeito que este ano buscará a reeleição nas eleições de outubro. E como Luciano também pretende concorrer, é provável que Josoé seja o último a ter oportunidade este ano.

SORTE

Em dez dias o prefeito não pode fazer muita coisa e depende da sorte. Quando Remi Schneider esteve no cargo só chovia e com isso as máquinas quase nada puderam trabalhar. É o mesmo caso de agora que a maioria dos servidores estão em férias coletivas. Mas Josoé não pode reclamar, afinal, estão ocorrendo várias ações pela cidade, ele representou Picada Café em pelo menos duas reuniões em Canela e Porto Alegre, deu posse as novas conselheiras tutelares, e ainda tem muito por fazer esta semana.

AMBULANTES

O fato voltou a se repetir no sábado. Picada Café foi, novamente, invadida por ambulantes. Esses vendedores de capa de banco de carro. Mas desta vez os comerciantes acionaram o poder público que por sua vez acionou a Brigada Militar que fez os ambulantes deixarem a cidade por não pagarem alvará de vendas.

CRÍTICAS

A ação de ambulantes divide opiniões. Uns não se importam, outros criticam e exigem ações para inibir. Sou da opinião que temos que defender nossos comerciantes, aqueles que pagam imposto e dão emprego. E mais uma: a lei é clara. Paga alvará de venda ambulante que pode vender tranquilamente. Aliás, os vendedores de abacaxi estão fazendo isso. Estão pagando alvará e podem circular e vender tranquilamente em toda a cidade.

MUDANÇA

Mas o Município precisa promover mudança quanto a emissão do guia de alvará. No sábado, quando da vinda dos ambulantes, não havia opção para os vendedores pagar na hora e seguir trabalhando. Alguma forma de pagamento precisa ser criada. Muitas vezes essas pessoas não sabem das leis da cidade e só ficam sabendo quando já estão na rua. E aí como fazer para pagar e vender? Nós não temos nenhum órgão que esteja aberto final de semana, o que dificulta fazer essa cobrança. Mas algo precisa ser planejado.

CHUVA

A tão esperada e sonhada chuva voltou no final de semana. Sim, e que chuva. Claro, não foi o suficiente para recuperar as perdas na agricultura ou até para recuperar os lençóis freáticos. Isso quer dizer que o consumo deve seguir com cautela, sem desperdício. Aliás, o pedido de consumo responsável feito pela prefeitura foi atendido pela população. Isso fez com que não houvesse falta de água nestes dias de sol escaldante que tivemos em dezembro e início de janeiro. Claro que houveram exageros. Sempre tem. Com gente lavando calçadas diariamente, gente de fora vindo lavar o carro na casa de parentes aqui em Picada Café, assim por diante. Mas a grande maioria é consciente e sabe que é preciso poupar.