Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Estiagem se agrava no Rio Grande do Sul; confira a previsão do tempo desta semana

Foto: Cleiton Zimer / arquivo

20/01/2025 - 07h46min

Alta temperatura e chuvas irregulares intensificam a perda de umidade do solo em diversas regiões do estado.

A estiagem no Rio Grande do Sul tende a se intensificar nesta semana, segundo alerta da MetSul Meteorologia. A combinação de chuvas esparsas, altas temperaturas e déficit hídrico em boa parte do estado compromete ainda mais a umidade do solo, impactando principalmente as áreas do Oeste, Centro e Campanha gaúchos.

Chuvas irregulares e insuficientes

As precipitações no Rio Grande do Sul devem ocorrer de maneira desuniforme e com acumulados abaixo do necessário para reverter a escassez hídrica. De acordo com projeções do modelo meteorológico Icon, do Deutscher Wetterdienst, os maiores volumes de chuva devem ocorrer na Metade Norte, enquanto nas demais regiões as pancadas serão isoladas e insuficientes para amenizar os efeitos da estiagem.

Na segunda-feira, a chuva será irregular na maior parte do estado, com volumes mais expressivos em áreas isoladas do Sul e do Leste.

Amanhã, terça-feira, o tempo firme e sem chuva predomina na maior parte do estado. Pode chover em pontos isolados do Sul gaúcho, mas pouco e de forma isolada.

Já na quarta, tempo sem chuva em todo ou praticamente todo o estado.

Na quinta, pancadas isoladas retornam ao Noroeste e ao Norte do estado enquanto nas demais regiões segue o tempo firme na esmagadora maioria das cidades.

Na sexta e no sábado, pancadas de chuva isoladas atingem a maior parte do Rio Grande do Sul, mas as precipitações devem ser irregulares com volumes altos apenas localizados e baixos na maior parte dos locais.

Calor agrava déficit hídrico

Além das precipitações escassas, a elevação das temperaturas agrava o cenário. As marcas devem ultrapassar os 35°C em localidades do Centro, Oeste e Noroeste, acelerando o processo de evapotranspiração e aumentando a perda de umidade do solo. Essa combinação afeta diretamente as lavouras, que já apresentam condições desfavoráveis em muitas regiões do estado.

Impactos nas regiões

O agravamento da estiagem será mais severo nas áreas do Oeste, Centro e Campanha. Essas localidades enfrentam volumes de chuva muito baixos, o que, somado ao calor intenso, compromete ainda mais a produção agrícola. Enquanto isso, na Metade Norte, as precipitações devem ocorrer de forma um pouco mais significativa, mas ainda irregulares.

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.