Os passageiros do voo da Flydubai, que foi desviado para a Arábia Saudita após um confronto entre os pilotos, aterraram nesta quarta-feira com segurança em Tel Aviv. O voo original, com destino a Israel, precisou alterar sua rota quando um copiloto esfaqueou o piloto e tentou derrubar a aeronave com cerca de 170 pessoas a bordo.
Os passageiros filmaram o momento do pouso na capital israelense. A maioria ergueu os braços, aplaudiu e gritou de alívio após um longo dia de terror. Além disso, alguns vídeos que viralizaram nas redes sociais mostraram passageiros visivelmente emocionados.
Os envolvidos chegaram ao aeroporto Ben Gurion nesta noite (horário local), onde seus familiares e pessoas próximas os aguardavam.
Ao desembarcar, havia uma multidão de espectadores que tocaram música, cantaram, dançaram e hastearam bandeiras israelenses, algo registrado em vídeos que viralizaram nas redes sociais. Uma mulher segurava balões com as palavras “bem-vindo” e “que bom ter você de volta em casa”.
Muitos passageiros foram recebidos por seus entes queridos com abraços comoventes e entre lágrimas, já que muitos se emocionaram de tanto medo que sentiram.

Na manhã desta quarta-feira, o voo da Flydubai procedente dos Emirados Árabes Unidos com destino a Tel Aviv desviou de sua rota. Foi após um copiloto esfaquear o piloto e, ao que tudo indica, tentar derrubar a aeronave. A maioria das 170 pessoas a bordo era de nacionalidade israelense.

“Ao término do processo de recepção, os passageiros reuniram-se com suas famílias em momentos emocionantes, acompanhados de abraços, lágrimas e um grande alívio”, disse a porta-voz, segundo a CNN. As operações aéreas no aeroporto Ben Gurion seguiram normais ao longo de todo o dia, acrescentou.
Enquanto isso, um passageiro, um homem de 50 anos, foi levado a um hospital com uma lesão na parte superior do corpo e encontra-se em “estado estável”, segundo informou um porta-voz da Autoridade Aeroportuária de Israel.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, recebeu os passageiros no aeroporto Ben Gurion após o desembarque.
Em particular, ele se reuniu com Yaniv, o passageiro que invadiu a cabine de comando durante o voo para conter a agressão do copiloto. No vídeo, Yaniv vestia uma camiseta manchada de sangue devido ao ataque.