Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Pelo bem de todos, que a Prefeitura fique aberta também de manhã

29/06/2020 - 11h15min

Procure aí para ver se você acha algum estabelecimento privado que esteja atendendo em horário reduzido por causa da pandemia. Se há, são pouquíssimos. Todos os outros, ou estão fechados, ou funcionando em horários normais. E não pense que isso acontece só por causa da necessidade de faturar. Há uma lógica sanitarista aí também. Quanto maior o horário de expediente, menores são as chances de haver aglomeração de clientes. É também uma oportunidade de o cliente se sentir mais seguro, pois ele descobre determinados horários de menor movimento ao longo do dia. Isso parece um tanto óbvio, mas não para o setor público. A Prefeitura fechada no turno da manhã é um exemplo notável. Até hoje, ninguém soube explicar o benefício sanitário dessa medida. Pensar que alguém desiste de ir à Prefeitura só porque ela está fechada de manhã é meio apelativo. As pessoas não entram lá por diversão, mas por necessidade. E é a necessidade dos munícipes de resolver os seus assuntos, e não tempo sobrando ou desprezo ao vírus que gera fila na porta da Prefeitura em quase todas as tardes.

É ASSUNTO PARA OS 11
Este fechamento da Prefeitura no turno da manhã, e os seus resultados duvidosos, precisa ser mais debatido pelos vereadores. Darlei Wolf (PSDB) falou sobre isso na sessão passada, mas parece que será necessário alguma insistência. O certo seria a Prefeitura abrir uma hora mais cedo de manhã e atender uma hora a mais no fim da tarde.

OS MAIORES PROBLEMAS 1
Na quarta-feira da semana passada houve reunião do Comitê de Crise de Nova Petrópolis. Segundo os dados apresentados, os pontos críticos no combate à propagação do novo coronavírus envolvem: o uso inadequado da máscara ou o não uso; higienização inadequada das mãos; chimarrão; o grande número de pessoas circulando nos mercados e espaços públicos nos finais de semana.

NÓS, OS AZARADOS
Além disso, foram mencionadas dificuldades na aquisição de equipamentos para que os hospitais que já possuem UTIs ampliem o número de leitos. Quanto a este ponto, cabe abrir um parêntese, pois é algo realmente impressionante. A oferta de leitos de UTI na rede pública sempre foi deficiente. Só que isso nunca tirou o sono dos nossos governantes. Agora, durante a maior crise de saúde, eles querem resolver isso, mas não conseguem porque não têm onde comprar. Como nós somos azarados!

OS MAIORES PROBLEMAS 2
Mas voltemos aos demais problemas. O compartilhamento do chimarrão e a aglomeração de pessoas nas praças aos finais de semana realmente são pontos a melhorar. E, para dizer a verdade, é bem difícil de entender como isso pode acontecer. Entretanto, eu tenho minhas dúvidas quanto ao uso de máscaras e higienização das mãos. Pelo menos em Nova Petrópolis, a esmagadora maioria dos moradores está tendo estes dois cuidados.

BANDEIRA VERMELHA
Provavelmente esta será mais uma semana com bandeira vermelha, o que levará diversos estabelecimentos a fechar e outros a restringir as atividades. No entanto, não há notícias sobre redução de ritmo nas obras municipais em andamento. Semana passada o site da Prefeitura divulgou fotos do asfaltamento em Linha Olinda, onde alguns operários puderam ser vistos sem máscaras.

Por Francis Jonas Limberger

[email protected]

WhatsApp: (51) 99888-1830

LEIA OUTRAS COLUNAS RECENTES DE NOVA PETRÓPOLIS

O número do “boletim coronavírus” que não é verdadeiro

De onde saíram as 14 vagas de estacionamento criadas na rua João Leão

A decisão de Eduardo Leite que deve beneficiar Nova Petrópolis