Conecte-se conosco

Cadernos

A história dos pastores Klaudat: vidas dedicadas à Comunidade Luterana

16/09/2019 - 10h06min

Dois Irmãos – A Igreja Evangélica Luterana do Brasil, que fica na Avenida São Miguel em Dois Irmãos, possui uma trajetória muito rica, que foi construída através da fé e, principalmente, pela perseverança dos seus fiéis. Uma dessas pessoas, que ajudou a consolidar a história da Igreja, foi o Pastor Arthur Ricardo Klaudat.

Pastor Arthur na inauguração do sino na Igreja de Dois Irmãos

Natural da Alemanha, Arthur veio para o Brasil em meados de 1910, antes mesmo da Primeira Guerra Mundial. De acordo com o filho Nilo Martim Klaudat, que ainda mora ao lado da Igreja que o pai ajudou a construir, Arthur veio para Porto Alegre para estudar teologia no Seminário Concórdia. “Depois que se formou, ele recebeu um chamado e foi para o município de Rolante. Lá foi pastor por um tempo e conheceu a minhã mãe, que era professora na cidade”, disse.

Dois Irmãos

Nilo conta que seu pai e sua mãe se casaram em Rolante e, depois, Arthur teria recebido um novo chamado. “Ele foi transferido para ser pastor em Novo Hamburgo, ficando lá por dois anos”. Depois desse período, o Pastor Arthur veio para Dois Irmãos, no ano de 1932, ficando na comunidade até o dia da sua morte, no dia 8 de janeiro de 1955.

“Ele faleceu muito novo, decorrente de um tumor cerebral. Ele tinha apenas 50 anos”, disse o filho. “Meu pai era alemão, sendo assim era uma pessoa bem regida, mas, ao mesmo tempo, muito dedicado”, relembra, comentando que o pai ia no lombo de uma mula para as localidades do interior. Depois, teria comprado um moto, uma das primeiras motos de Dois Irmãos.

Pastor Arthur pronto para uma viagem, em cima de uma mula.

A partir do momento em que veio para Dois Irmãos, o Pastor Arthur ajudou a construir a Igreja e, também, a Escola Luterana. “Meu pai e minha mãe lecionaram para as crianças da comunidade naquela escola. Eles davam aula para turmas multisseriadas”, relembra o filho, que também teve aula com o pai.

O Pastor Arthur Ricardo Klaudat veio da Alemanha para Porto Alegre, antes mesmo da Primeira Guerra Mundial. Se formou no Seminário Concórdia, sendo destinado para Dois Irmãos, comunidade na qual se estabeleceu e prosperou na fé, até a sua morte

Seguindo os passos do pai

No total, o Pastor Arthur e sua esposa tiveram seis filhos, dos quais cinco ainda são vivos. Seu Nilo, hoje com 81 anos, recorda que, naquela época, todas as crianças da família nasciam nas próprias residências. Da mesma forma foi na família dele, todos nasceram na Casa Paroquial, onde o Pastor morava. “Os partos eram realizados por uma parteira, que vinha na casa das pessoas”, relembra.

O mais velho dos filhos, Darci Klaudat, sucedeu o pai como pastor após sua morte. “Quando meu pai faleceu, naquele mesmo ano, o meu irmão mais velho, Darci, se formou no seminário. Logo ele recebeu o chamado e veio para Dois Irmãos, sendo pastor no lugar do meu pai”, recorda Nilo. Dizendo ainda que, o mais novo dos irmãos, Paulo Klaudat, também é pastor, no Estado da Bahia.

Filhos do Pastor Arthut. Na escada de cima Darci, Nilo e Elle. Em baixo, Guido, Paulo e Herta.

 

Fazendo da fé e da sala de aula uma profissão

Da mesma forma como o pai, o Pastor Darci Klaudat faleceu precocemente, com apenas 39 anos de idade, em 12 de junho de 1970. Mas, até hoje, suas obras e, mais que isso, seu carisma, são lembrados pelas pessoas com as quais conviveu nesse período. “Ele era muito simples e se comunicava com todo mundo. Gostava de cantar, tocar violão, gaita, piano, harmônica. Com isso ele fazia muitas amizades, se dando bem com todas as pessoas”, relembra o irmão.

De família

Nilo comenta que Darci estudou até o quinto ano na Escola Luterana em Dois Irmãos. “Depois ele fez o ginásio, que é o científico e, logo após, fez teologia no Seminário Concórdia. De certa forma, ele ficou muito feliz por poder ser Pastor na cidade onde nasceu e cresceu, afinal, aqui ele conhecia todo mundo e isso ajudava muito”, comentou. Nilo também estudou no Seminário, mas não chegou a se formar. “No seminário os pastores aconselhavam as pessoas a colocarem os seus filhos para, também, estudar em um seminário”, disse.

Pastor Arthur pouco antes da sua morte.

Ao se relembrar da infância, Nilo comenta que Darci era o mais calmo de toda a turma de irmãos. “De todos os irmãos, ele era o que mais tinha juízo na cabeça quando eramos crianças. Quando íamos roubar bergamotas ou melancias, ele nunca ia junto”, brincou o Nilo.

Além de seguir os passos do pai na fé, o Pastor Darci Klaudat também foi professor, dando aula na Escola Luterana, construída por Arthur, onde o pai e mãe lecionaram. Também foi professor no Ginásio do município, durante a noite.

 

CONFIRA ESSA E OUTRAS MATÉRIAS NO CADERNO DE 60 ANOS DE DOIS IRMÃOS QUE CIRCULOU NO DIA 10 DE SETEMBRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.