Conecte-se conosco

Cadernos

Geraldo Kolling: a vinda da energia elétrica no Vale Direito

16/09/2019 - 09h21min

Atualizada em 16/09/2019 - 09h23min

Dois Irmãos –   Para muitos pode parecer curioso ou, até mesmo, surreal. Mas o fato é que, antigamente, não tinha energia elétrica em todos os bairros de Dois Irmãos, somente até o final da Av. São Miguel.

No Vale Direito, por exemplo, não tinha eletricidade. Mas tudo mudou quando um grupo de moradores se uniu, e aos poucos, mudaram essa realidade. Geraldo Kolling que nasceu em 1951, e cresceu no bairro, conta um pouco dessa história. Sua família, natural da localidade de São José do Herval, de Morro Reuter, mudou-se para Dois Irmãos em 1946, e viveu no bairro até 1975. Seus pais, Willi e Hilda Kolling, tiveram 14 filhos.

Geraldo conta a história da instalação da energia elétrica no Vale Direito. (Créd. Cleiton Zimer)

Geraldo, na época, tinha apenas sete anos, mas conta como aconteceu o processo que levou a eletricidade até o bairro, o que, consequentemente, deu o nome para a Rua 11 Amigos. “Em 1958, 10 moradores do bairro se reuniram em busca de ajuda para obter a instalação de energia elétrica. Havia, na época, um representante da CEEE em Dois Irmãos, que por anos cuidava das instalações e limpezas de alta tensão.  Era seu Mirio Petzinger, que morava onde fica hoje o Jornal O Diário. Ele fez os contatos devidos com a CEEE, que se comprometeu e, de fato, trouxe a anergia para o Vale Direito”, conta, afirmando ainda que as instalações foram custeadas pelos próprios moradores. “Isso não foi nada fácil”, disse.

Família de Geraldo, com os pais e todos os irmãos (Geraldo em pé, primeiro ao lado das irmãs)

Geraldo Kolling, sócio da Kolling Assessoria, fez parte da primeira turma que, em 1969, foi cursar técnico em contabilidade em Sapiranga. Começou a trabalhar no escritório de contabilidade de Leo Holdefer em 1971, fazendo até emplacamento de veículos. Ele conta a história de uma etapa muito importante para o Vale Direito

Origem da Rua 11 Amigos

Geraldo relata que, após a vinda da energia elétrica, muito comemorada, foi dado o nome para a rua do bairro. “Seu Petzinger sugeriu dar um nome para a rua, e propos que, como foram 10 moradores, mais ele, que se reuniram para a conquista, a denominação poderia ser Rua 11 Amigos”, comentou, lembrando que a rua foi aberta em 1961, dando, inclusive, o nome para o campo de futebol que já existia no local.

CONFIRA ESSA E OUTRAS MATÉRIAS NO CADERNO DE 60 ANOS DE DOIS IRMÃOS QUE CIRCULOU NO DIA 10 DE SETEMBRO

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.