Conecte-se conosco

Cadernos

Jerri Meneghetti: “é gratificante poder contribuir para o desenvolvimento de Dois Irmãos”

16/09/2019 - 11h18min

Atualizada em 16/09/2019 - 11h19min

Dois Irmãos – Jerri Adriani Meneghetti é o vice-prefeito e secretário de administração de Dois Irmãos. Natural de Palmitinho, localizada no norte do Estado, é filho de agricultores e veio morar em Sapiranga com a família quando tinha dois anos de idade, quando os pais vieram para trabalhar em fábricas de calçados. Durante três anos eles juntaram dinheiro, até que compraram um imóvel em Dois Irmãos e se mudaram para a cidade.

Trajetória

Com uma carreira profissional constituída no setor calçadista, trabalhou na produção e, mais tarde, como gestor da área de segurança e saúde do meio ambiente. Jerri ingressou na política pela primeira vez nas eleições de 2008, na qual se elegeu como vereador pelo Partido Progressista (PP), continuando a desenvolver suas atividades profissionais. Em 2012, concorreu para a chapa majoritária, se elegendo vice-prefeito ao lado da prefeita Tânia da Silva (MDB). A partir desse momento se desligou do trabalho, dedicando-se totalmente à administração, sendo, inclusive, secretário da saúde por um período de um pouco mais de três anos.

Em 2016, Tânia e Jerry se reelegeram. Nesse segundo mandato, já tinha sido nomeado um secretário da saúde, e Jerri passou a assumir a Secretaria de Administração, a qual está à frente até agora.

“Minha casa”

Apesar de não ser natural do município, Jerri destaca que sente como se tivesse nascido em Dois Irmãos. “Minha vida sempre foi aqui, cresci, estudei e me relacionei com as pessoas daqui. Então Dois Irmãos é a minha casa, me sinto bem nessa cidade. E eu acho a história de Dois Irmãos muito bonita. É uma história que precisa ser valorizada e preservada”, disse. “É uma grande responsabilidade exercer essas funções públicas aqui no município, e ao mesmo tempo é gratificante poder fazer um trabalho, dando o melhor para colaborar com o crescimento e cuidado de Dois Irmãos”, destaca Jerri.

“Pela história e trajetória que temos até aqui, precisamos comemorar muito esses 60 anos de Dois Irmãos. E isso deve nos motivar a trabalhar ainda mais por nossa cidade, e não só as pessoas públicas, mas sim toda comunidade, com um objetivo em comum que é o bem desse doce de cidade, construída por todos”, disse o vice-prefeito, Jerri Meneghetti.

 

Não pegamos a época das vacas gordas, mas

estamos conseguindo fazer um bom trabalho

Jerri avaliou positivamente o período de governo dos dois mandatos, no qual está à frente da Prefeitura junto com a prefeita Tânia da Silva. “Temos que considerar as dificuldades nesse período. Afinal, como se faz uma administração com todas as dificuldades expostas, desde o cenário nacional ao estadual? Como fazer para conduzir uma administração em um período como esse e, mais importante, como seria se fosse no período das vacas gordas? Infelizmente não pegamos mais a época das vacas gordas como outras administrações anteriores, mas, mesmo assim, nos desenvolvemos, crescemos, conquistamos e estamos cumprindo nossos planos de governo”, comentou o vice-prefeito.

 Cenário econômico

Jerri afirma que o atual cenário econômico do país está atingindo de maneira intensa o desenvolvimento. “Infelizmente, a crise afeta a arrecadação do município, diminuindo a produção e, com isso, afeta a prestação de serviço para a sociedade. Mas mesmo assim, Dois Irmãos tem uma oferta de empregos bem razoável, e, ao contrário do que acontece com o restante do país, temos serviços públicos funcionando”, enfatiza.

Expandindo serviços

O vice-prefeito destaca também a questão da ampliação da educação infantil. “Expandimos a educação infantil, zerando a fila durante dois anos. Agora tem uma fila novamente, mas estamos trabalhando nisso, sempre aumentando o número de vagas”, comenta, ressaltando que a fila das creches é decorrente da vinda das pessoas para Dois Irmãos. “As pessoas estão vindo para o município em busca de qualidade de vida. E nós temos o desafio de acolhê-las, ofertando o que temos no município”, afirma Jerri.

De acordo com ele, o fato das pessoas estarem procurando Dois Irmãos para morar é um sinal muito positivo. “Isso significa que estamos bem, e que somos bem vistos aí fora. As pessoas enxergam a nossa qualidade de vida; enxergam uma cidade limpa e organizada; com um nível de educação muito boa nas escolas públicas e, também, com uma saúde pública boa comparada com outras cidades”, destaca.

O desafio da Saúde

Jerri comenta que, como não depende só do município, a saúde é hoje um dos maiores desafios. “Quando o Estado e a União não conseguem cumprir com suas responsabilidades, sobrecarregam o município e ele não consegue abraçar tudo, nenhum município do país consegue. Então, enquanto a gente estiver nesse modelo de pacto federativo, ou nesse modelo de compartilhamento de responsabilidade do SUS, por exemplo, a gente sempre vai ter dificuldades”, ressalta.

Atrasos nos repasses

Mesmo com os atrasos dos repasses, Jerri informa que os serviços na saúde sempre continuaram. “Temos mais de um milhão de reais para receber do Estado desde 2013, quando assumimos. Mas conseguimos manter os serviços, até aumentamos alguns. O hospital está de portas abertas, e vai continuar, mas é realmente desafiador”, afirma, explicando que esses atrasos necessitam de energia, tanto financeira, quanto de desgaste de tempo da administração.

Mobilidade urbana

Outro ponto de destaque, é a questão da mobilidade urbana. “Na questão da infraestrutura tem algumas situações que precisamos resolver. Uma delas já foi atendida, que é a duplicação da ponte da Estrada Sapiranga, que é muito importe. Mas nós temos outra para fazer, que é a do Vila Rosa. Além disso tem algumas obras de mobilidade urbana que estão na nossa lista de intenções, como intervenções na Avenida João Klauck, para ajudar a dar mais segurança e desafogo, e algumas intervenções na área central que precisam ser feitas”, comentou.

Turismo

O turismo é uma das áreas que mais vem ganhando força no município, e Jerri destaca isso, afirmando que a cidade precisa de pessoas que empreendam no segmento. “ Por muito tempo, desde a minha adolescência, eu ouço falar do potencial turístico de Dois Irmãos, mas nunca se definiu a vocação turística do município. Hoje me parece que a vocação mais forte é o turismo de eventos. Mas nós temos outras áreas que precisamos explorar e fomentar, como a rota colonial. Ela já foi mais ativa, caiu, e agora estamos com algumas ações para torná-la novamente uma rota turística. Também temos alguns espaços naturais que são pontos de atração. Então nós temos que ir potencializando, só que o município sozinho não consegue fazer isso, ele precisa do empreendedor turístico também”, afirma, ressaltando que o município tem leis de incentivo para quem quiser investir no setor.

“Dois Irmãos está de parabéns”

Finalizando, Jerri parabenizou Dois Irmãos pelos 60 anos, relembrando os responsáveis pela emancipação política. “A comissão emancipadora talvez não pensava que Dois Irmãos seria o que é hoje, pois era uma cidade pequena na época, e talvez não imaginavam que o município se desenvolveria tanto. Dessa forma, diante desse patrimônio histórico e cultural que temos, Dois Irmãos está de parabéns pelos 60 anos. É um município que nos dá muito orgulho de morar aqui”, concluiu.

Comissão Emancipadora, relembrada pelo vice-prefeito Jerri. Quadro está na sala de reuniões da Prefeitura. (Créd. Cleiton Zimer)

CONFIRA ESSA E OUTRAS MATÉRIAS NO CADERNO DE 60 ANOS DE DOIS IRMÃOS QUE CIRCULOU NO DIA 10 DE SETEMBRO

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.