Destaques
Confira as situações das obras em três vias de Ivoti
Ivoti – Três obras que interferem na rotina dos moradores do município estão com situações distintas. A reportagem do Diário percorreu alguns bairros de Ivoti para avaliar o atual andamento dos trabalhos, de modo a verificar se as potenciais melhorias estão sendo cumpridas nos prazos e condições determinados pela Prefeitura.
A Av. Popular é importante via de ligação entre os bairros Harmonia, Morada do Sol e Bom Pastor, e serve como alternativa à Av. Capivara. Frustra o fato de a mesma não ser pavimentada e ser uma lomba, requerendo maior atenção dos motoristas que trafegam pela via. A situação, porém, promete mudar.
Técnicos da Secretaria de Obras trabalhavam, na quinta-feira, 29, na medição topográfica do local, que, segundo o secretário Beto Schneider, deve receber asfalto a partir de segunda-feira, 2. Conforme Beto, o trecho contemplado é justamente o que falta asfaltar, ou seja, entre a ponte e a rua Taquara. A via está bloqueada para veículos e há placas sinalizando desvio por ruas próximas.
Perimetral
Outra avenida, a Perimetral, vai receber pavimentação diferente no trecho entre a BR-116 e a rua Porto Alegre, com bloquetos de concreto. Ali, está sendo executada mais uma etapa do Programa de Pavimentação Comunitária. A obra iniciou há três semanas, e já está adiantada. Porém, os trabalhos, que deveriam ficar prontos nesta semana, estão atualmente suspensos.
De acordo com Beto, como o projeto envolve uma área da BR-116, na semana passada foi necessário encaminhar o mesmo para análise do Dnit. “Assim que houver a liberação, a obra pode ser feita”, afirma. Quando concluído, o trecho pode vir a ser uma alternativa para motoristas fugirem dos habituais congestionamentos ocorridos junto ao pórtico de entrada de Ivoti.
União
O terceiro é na rua Pejuçara, no Loteamento União. Há 30 anos, moradores enfrentam a poeira no local, que tem chão batido. Ao lado da via, assusta uma valeta de dois metros de profundidade. Há um mês, após o Diário ir ao local, a Prefeitura chegou a instalar alguns canos em um trecho da lateral, e colocou saibro na rua, fechando alguns buracos históricos.
Porém, o valo continua. Na época, o prefeito Martin Kalkmann havia prometido que a pavimentação iniciaria em agosto. Beto diz que começa na próxima segunda, entre as ruas Ijuí e Pres. Costa e Silva, sem previsão de término. Detonações na área, necessárias para o andamento do projeto, ainda não têm data para ocorrer pelo alto custo do projeto, segundo Beto.
Soluções por um lado, indefinições em outro. No caso da Pejuçara, por exemplo, a obra havia sido deixada de lado há quatro meses. Agora, houve um pequeno avanço, porém, ainda falta ser feito pelo poder público. Em comum, todos saem beneficiados: os motoristas, usuários das vias e a comunidade em geral.