Jair, Viviane e Felipe: Agricultura e Emater lado a lado em Lindolfo Collor. (Foto: Felipe Faleiro).

Lindolfo Collor – Produtores do município já podem contar com o apoio de um importante parceiro para apoiar a realização de projetos e capacitação no meio rural. Foi aberto, na segunda-feira, 2, o escritório municipal da Emater, localizado no Centro de Agroecologia Jacob Klein. Lindolfo era um dos três municípios gaúchos onde a instituição estadual não tinha sede própria.

A inauguração oficial estava prevista para a última quarta-feira, 4. No entanto, em função de uma deliberação estadual, a mesma foi adiada para data ainda não definida. De acordo com o chefe do Departamento de Agricultura, Jair de Almeida, deve haver uma cerimônia em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite, para oficializar estas aberturas restantes.

O escritório é chefiado pelo engenheiro agrônomo Felipe Pereira Dias, há oito anos na Emater e proveniente de Portão. “Nossa estimativa é atender os produtores no sentido de assistência técnica e extensão rural. Olhamos cada propriedade atendida com uma visão total, todo o contexto familiar. Queremos também fazer com que a agricultura seja forte no município”, resume ele.

Segundo ele, havia um déficit de profissionais no município para executar estas tarefas, e neste sentido, a Emater pode auxiliar no encaminhamento de demandas. Junto com Felipe, trabalha no escritório também a funcionária pública Viviane Prass Berwian, cedida pelo Departamento de Agricultura de Lindolfo Collor.

Integração

Outro destaque da nova sede é sua localização, junto aos próprios departamentos de Agricultura e Meio Ambiente, o que deve permitir uma maior integração, bem como o desenvolvimento em comum de planos de trabalho.

“Firmamos esta parceria com a Emater também para reforçar projetos que já executamos. Temos 16 subprogramas de incentivo ao agricultor”, afirma Jair. Conforme Felipe, em breve iniciam as visitas às propriedades.

“Os produtores já podem vir aqui falar comigo ou com a Viviane. Esperamos desde já fazer um bom trabalho daqui para a frente”, salienta. O horário de funcionamento da Emater é o mesmo da Prefeitura, ou seja, de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Na sexta-feira, somente entre 8h e 12h.