/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Empresários querem construir mirante de 60 metros de altura anexo ao Ninho das Águias

28/01/2020 - 09h39min

Atualizada em 29/01/2020 - 10h44min

Nova Petrópolis – Revolucionar o turismo no município e de toda a Serra Gaúcha, esse é o desejo dos empresários Prida Sander e Adriano Lazzari de Oliveira com a construção de um mirante de 60 metros de altura, equivalente a um prédio de 20 andares, anexo ao Ninho das Águias.

O projeto é audacioso e milionário, estima-se o investimento aproximado de R$ 10 milhões, contando com toda a infraestrutura e a construção de atrativos para o público que visitar o local. De acordo com Sander, os visitantes estarão a 650 metros de altura em relação ao Vale do Rio Caí. O mirante ficará apontado para a cidade de Nova Petrópolis, em função da geografia do morro.

Em seu topo, a visão será de 360 graus e de lá, as pessoas poderão avistar a grande Porto Alegre, e cidades como Farroupilha, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, alguns pontos de Gramado e Canela, São Sebastião do Caí, Montenegro, Feliz, Vale Real, Bom Princípio, Ivoti, Morro Reuter e Santa Maria do Herval.

O mirante possuirá três níveis de observação (Créd.: Divulgação)

Atrativos além da vista

Além disso, os turistas poderão, inclusive, ficar hospedados no local, pois a ideia do projeto inclui a construção de uma pousada, além de restaurante, cafeteria, auditório e centro para eventos, elevador panorâmico e salas de festas.

Empreender algo impactante no Ninho das Águias sempre foi um sonho que agora tem tudo para tornar-se realidade. Acredito que criaremos um diferencial no turismo da Serra Gaúcha e de grande relevância para Nova Petrópolis”, disse Prida Sander.

Área interna contará com restaurante, cafeteria e outras lojas (Créd.: Divulgação)

O projeto de construção foi realizado por professores de Engenharia Civil, Arquitetura e Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foram feitas simulações com drones a 60 metros de altura para se projetar a visão que poderá ser obtida ao visitar o atrativo. “Com os drones, tem-se a real impressão do quanto poderá ser explorado visualmente. Posso garantir que é de tirar o fôlego”, afirmou Sander.

“Posso garantir que é de tirar o fôlego”

O empresário também disse que conta com grande incentivo da Sedetur, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e por isso espera iniciar em breve as construções. O Secretário Ruy Irigaray e o Diretor de Turismo do RS, Alexandre Romano, têm nos dado incondicional apoio”.

Também foi pensado em um projeto elétrico especial, para que o mirante seja iluminado e, assim, ser avistado de vários municípios da Serra durante a noite. A área de observação contará com três andares, sendo uma área de 900m² no mais alto, 500m² no intermediário e 150m² no primeiro nível. E na área externa, deverá ser feito um jardim com paisagismo e lagos.

Início das obras

A ideia da construção surgiu há muito tempo, mas, de acordo com Sander, a proximidade e as visitas do Secretário Ruy ao Ninho das Águias tornou o sonho possível. O mirante ficará efetivamente na propriedade particular, que faz divisa ao Ninho, e não na área pública. Dessa forma, as atividades de voos livre, como saltos de paraglider e asa delta, não seriam afetados.

A previsão de início das construções, de acordo com o empresário, é no começo do segundo semestre de 2020.

(Créd.: Divulgação)

Sair da versão mobile