Geral
Polêmica: justiça manda instalar 1.400 radares no Brasil; só no RS serão 245
Estado – Por conta de um acordo judicial homologado na segunda-feira (29) pela Justiça Federal, será priorizada a instalação de aproximadamente 1.140 radares eletrônicos, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade média, alta e muito alta, os quais foram identificados em estudos realizados ainda em 2016.
Somente no Rio Grande do Sul, serão instalados 245 equipamentos em trechos de rodovias federais de quase 50 municípios. Da região, apenas o município de Picada Café será contemplado com novos radares.
O acordo judicial é fruto de extensa negociação e foi construído consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, DNIT e Ministério Público Federal, o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas urbanas. A implantação das faixas estabelecida no acordo busca também coerência com a disponibilidade orçamentária do DNIT para tal finalidade.
Em função do acordo, a partir de diretrizes atualizadas a serem estabelecidas pelos técnicos do Ministério da Infraestrutura, será realizado novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, priorizando os trechos efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos.