/www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77

Warning: Trying to access array offset on false in /www/wwwroot/odiario.net/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 77
" width="36" height="36">

Destaques

Pequenos, belos e campeões: Pôneis de Presidente Lucena são atrações na região

17/05/2019 - 12h00min

Atualizada em 20/05/2019 - 09h14min

Presidente Lucena – Uma atividade que começou como uma atração do Restaurante Dheinhaus acabou se tornando um ofício sério para os irmãos Gustavo e Augusto Dhein. Quem passa pela avenida principal do município, logo avista ao lado do restaurante os pôneis.

O que muitos não sabem é que se tratam de animais premiados e que competem com regularidade em exposições estaduais e nacionais. Gustavo explica que no início, em 2013, a ideia era colocar os animais à disposição dos clientes para passeios.

“Começou com dois pôneis, que cavalgavam pelo nosso pátio com a criançada, com direito à sela e uma pequena charrete. Era uma atração aos domingos. Só que a coisa foi ficando séria”, apontou.

Os irmãos começaram a ser procurados pelos visitantes para compra dos pôneis, o que despertou um novo interesse pelos animais. Em seguida, um reprodutor com excelente genética foi adquirido pelos sócios, com a intenção de procriação, e o animal foi exposto em uma competição na Expointer.

Para a surpresa de Gustavo, o pônei levou o primeiro lugar. “A partir deste momento nos empolgamos e passamos a levar a coisa a sério”, avalia. Então surgiu a Estância Relincho, uma bela estrutura com um amplo estábulo, com baias e cocheiras, que conta atualmente com 20 animais, entre reprodutores (machos) e matrizes (fêmeas).

Pôneis campeões

Os animais já participaram e venceram diversas exposições pelo Brasil, como a Expofeira de Pelotas, Expointer de Esteio e até o campeonato nacional da categoria em Avaré/SP, onde o reprodutor Joker Quest levou o título de grande campeão. O próximo desafio já é em agosto, na Expointer, onde a Estância Relincho já conquistou o tricampeonato com seus animais.

Joker Quest foi campeão nacional em São Paulo (FOTO GUSTAVO DHEIN)

“É a competição mais difícil”, responde Gustavo, que também é presidente do núcleo gaúcho dos criadores de pônei. Ele já está em seu terceiro ano à frente do grupo, mas pensa na possibilidade de repassar o título. “É muita função. Tenho que lidar com documentação, expedição, entre outras tarefas das quais, infelizmente, não tenho tempo”, frisou.

 

Animais de fácil trato

Gustavo explica que os pôneis são animais que dão pouco trabalho. Em geral, as matrizes ficam separadas dos reprodutores ao longo do dia, permanecendo em um terreno lateral do restaurante, enquanto os demais ficam nos estábulos.

“São animais rústicos e de fácil trato. Tendo um canto com pasto e água eles se viram. Mas também fazem acompanhamento veterinário, damos vacinas e vermífugos. Mas é tranquilo. Eles são muito dóceis”. Os pôneis têm uma expectativa de vida de 25 anos. O animal mais velho da Estância é uma matriz, que tem 19 anos.

Sair da versão mobile