Conecte-se conosco

Destaques

Ainda há espera por vagas em creches pela região

27/06/2019 - 12h35min

Atualizada em 28/06/2019 - 15h40min

Região – A metade do ano já se aproxima e ainda assim a lista de espera por vagas em creches da região continua existindo. A supervisora administrativa, Marcela Boll, de 37 anos, conta que seu filho Bernardo, de 7 meses, aguarda na fila desde dezembro do ano passado. “Fomos até a Semec realizar a inscrição. Por enquanto minha mãe, que mora em outra cidade, está morando temporariamente conosco para cuidar dele enquanto trabalho. Não tenho outra alternativa.

Nos informaram que seriamos chamados entre final de março e início de abril. Já se passaram os quatro meses de licença maternidade, mais um mês que tive de férias e ainda assim ele não foi chamado”, conta. Por meio de nota, a Prefeitura declarou que “devido à homologação de Edital de Chamamento Público com a Associação Educacional Cidade das Flores no dia 29 de janeiro, a Secretaria de Educação indicava às famílias que em um prazo de 60 dias a entidade faria as adequações e iniciaria a chamada das crianças, conforme a lista de espera e as respectivas vagas.

Vencido este prazo, a associação não assumiu o contrato e desistiu da prestação de serviços, sendo necessário abrir novo processo de chamamento. Neste novo processo, em que atualmente duas associações se habilitaram, a Semec está informando que as mesmas estão se organizando para atender às crianças no mês de agosto”.

Contudo, assim como Marcela, outros pais também passam pela mesma situação. Com isso, a equipe de reportagem do Jornal O Diário buscou informações sobre as esperas em quatro municípios da região: Ivoti, Dois Irmãos, Nova Petrópolis e Estância Velha.

Em Ivoti, município promete realizar nova chamada em agosto (Créd. Rafael Petry)

Confira a situação nos municípios

Ivoti

Segundo a Secretaria de Educação, o município conta com 168 crianças na lista de espera para a Educação Infantil. Destas, 119 aguardam vagas para Berçário (4 meses a 1 ano e 3 meses), 31 para Maternal I (1 ano e 3 meses a 2 anos e 3 meses), 14 para Maternal II (2 anos e 3 meses a 3 anos e 3 meses) e 4 para Maternal III (3 anos e 3 meses a 4 anos). A fila ainda apresenta o total de 21 alunos que têm declaração de preferência, que é quando os pais aceitam vaga somente em uma escola específica.

Ainda de acordo com a Prefeitura, em agosto será realizado um Edital de Chamamento Público, ondem devem ser atendidas 100 crianças. “A partir do dia 12 de agosto em uma instituição, 50 crianças, e a partir do dia 23 mais 50 em outra instituição”, conforme nota da Pasta que ainda completa. “Ao todo, atualmente são atendidas 864 crianças, das quais 611 em escolas municipais de Educação Infantil e 253 em escolas particulares de Educação Infantil”.

Dois Irmãos

De acordo com informações da comunicação da Prefeitura de Dois Irmãos, existem 959 vagas de Educação Infantil (0 a 3 anos e 11 meses) com a Fundação de Assistência de Dois Irmãos (Fadi) e 100 vagas na Escola Municipal de Educação Infantil Jardim da Alegria, no bairro Travessão. Segundo nota, “com a grande procura de pessoas vindo morar na cidade, a lista de espera da Fadi é de 180 crianças. Já na Jardim da Alegria, o número de espera fica em 13”.

Nova Petrópolis

Conforme informações da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, no município, a lista total conta com 54 crianças em espera. Na categoria Berçário 1 (4 meses a 11 meses), 36 crianças aguardam na fila, sendo que 24 delas ainda não completaram 4 meses. Para Berçário 2 (1 ano a 1 ano e 11 meses), o número chega a 10. No Maternal 1 (2 anos a 2 anos e 11 meses) são 6. Maternal 2 (3 anos a 3 anos e 11 meses) apenas duas crianças aguardam.

Conforme a resposta da Pasta, “12 crianças serão chamadas a partir de 1ª de julho para ocupar uma nova sala na Emei Professora Ignez Cecchini Deppe, o que deverá zerar a fila para aqueles que já completaram 4 meses e estão aptos a ingressar no Berçário I”. Atualmente, Nova Petrópolis atende 741 crianças de 0 a 3 anos (Berçários I e II e Maternal I e II) e 513 crianças de Pré-Escola.

Estância Velha

A Secretaria de Educação da cidade informou que atualmente 132 bebês estão na lista de espera para uma vaga no Berçário I, que foram inscritos entre janeiro e março deste ano. Segundo a Pasta, toda a demanda de 2018 foi contemplada. Nas demais categorias, os números são 72 para Berçário II, 47 para Maternal I e 12 para Maternal II. Em nota, a secretaria ainda ressaltou que “na faixa etária Maternal I, temos vagas em diversas escolas, porém, os pais que ainda estão em espera desejam apenas escolas específicas e preferem aguardar. Em relação ao Maternal II, todas as 12 crianças em espera são moradoras do bairro Rincão dos Ilhéus e os pais não desejam outras escolas fora do bairro e desejam aguardar em fila, embora ofertas em outras escolas tenham sido feitas”.

O município conta hoje com 815 vagas em escolas de Educação Infantil (B1 a M2) e mais 512 vagas de Pré I e Pré II dentro das creches, totalizando 1327 crianças na Educação Infantil na rede municipal. Além disso, a administração atua em parceria com uma rede credenciada. 653 vagas estão ocupadas e pagas pelo município. Entre rede municipal e a rede conveniada, segundo dados referentes ao mês de maio, ao todo são 1.980 crianças nas escolas de Educação Infantil que são atendidas em creches.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.