Conecte-se conosco

Destaques

Prefeitura de Ivoti planeja testar todos pacientes com sintomas de gripe

19/05/2020 - 09h13min

Ivoti – Como forma de aumentar a proteção e prevenção ao novo coronavírus, a Prefeitura planeja intensificar a realização de testes para doença em agentes públicos e pacientes que apresentarem algum tipo de síndrome gripal. Em recente estudo, foi constatado que Ivoti é o segundo município da Região Metropolitana que mais realizou testes na população, com cerca de 5,53 para cada mil habitantes, número este que deve aumentar com a intensificação das ações do poder público.

Conforme o prefeito Martin Kalkmann, a ideia é de que já a partir de sexta-feira, 22, iniciem os testes em pessoas com síndromes gripais. “O Comitê de Controle de Riscos está elaborando um protocolo para testar todos os pacientes. O morador chegou no Mais Vida, o médico avalia se tem suspeita, e já retira a amostra. O mesmo vai ocorrer no hospital”, destacou.

O Secretário de Saúde, Marcelo Bernardes, ainda afirma que a ação da Prefeitura vai além do recomendado para a prevenção e combate do vírus. “O protocolo manda testar todos acima de 50 anos com síndromes gripais e imunodeprimidos. Nós decidimos por testar todos, independente da idade”, comentou o secretário. O Comitê de combate ao Covid-19 se encontrará nesta quarta-feira, 20, quando deverá ocorrer a aprovação destas medidas e outras definições.

Novos grupos

Além disso, nesta semana, a Secretaria de Saúde também dará início a testagem em outros grupos de agentes públicos e da população. Até o momento, testes rápidos foram realizados em servidores da Prefeitura, trabalhadores da linha de frente do Hospital São José e moradores e funcionários de lares de idosos.

Os novos grupos a serem testados serão os agentes da segurança pública, como policiais civis, policiais militares, bombeiros militares e bombeiros voluntários, e os imunodeprimidos. Com estas novas abrangências por parte da Prefeitura, a Secretaria de Saúde estima que sejam realizados mais de 80 testes por semana em Ivoti.

Testes Rápidos x Testes de Laboratório

O protocolo a ser discutido na reunião de quarta do Comitê de enfrentamento ao Covid-19 também definirá os métodos a serem realizados os testes nos pacientes de Ivoti. A forma para saber se o caso suspeito está ou não com a doença dependerá do tempo em que a pessoa demonstra indícios de infecção do coronavírus. “Se o paciente está com sintomas há mais de 10 dias, faz um teste rápido com resultado em 15 minutos. Senão, encaminhamos amostra para um teste laboratorial”, disse Martin Kalkmann.

Após testagem na maioria dos servidores municipais e do hospital, a Prefeitura ainda conta com 270 testes rápidos a serem realizados. Dos 190 testados, todos deram negativo. Além disso, a Secretaria de Saúde conta com uma parceria com a Feevale, além da disponibilidade do Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), para encaminhar os testes laboratoriais de pacientes.

O prefeito ressalta também que por conta desta medida em aumentar o número de testes a serem realizados, tanto os rápidos quanto os laboratoriais, crescerá também o número de casos considerados “em análise” pela Prefeitura. Este é um dos dados informados pela Secretaria de Saúde em boletim diário com o acompanhamento dos casos de coronavírus em Ivoti.