Conecte-se conosco

Destaques

Projeto do Trem da Serra Gaúcha será discutido na Câmara de Nova Petrópolis

09/03/2020 - 17h19min

Rota do Trem da Serra Gaúcha (Créd.: Rafael Petry)

Nova Petrópolis – Os vereadores pretendem autorizar a participação do Município no Consórcio Intermunicipal para a Implantação do Trem Regional da Serra Gaúcha. O assunto será debatido na sessão ordinária desta segunda-feira, 9, na Câmara.

O protocolo de intenções envolve os municípios de Nova Petrópolis, Garibaldi, Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Gramado, Canela, Bom Jesus, São Francisco de Paula, Jaquirana, Vacaria, Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Em dezembro, prefeitos e seus representantes assinaram o protocolo em reunião realizada em Canela.

Trem da Serra

O projeto prevê a construção de um trem para transporte de cargas e passageiros com cerca de 350km de extensão, visando o potencial turístico da região.

Estima-se que o valor para o investimento na ferrovia seja de quase US$ 1 bilhão, captados por meio de recursos de iniciativa privada, incluindo empresas estrangeiras. O projeto leva em conta a interligação com uma possível construção de um aeroporto internacional em Canela e um porto em Arroio do Sal.

O trem promete reduzir de custos e dar maior agilidade na conexão entre os municípios.