Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

QR Code falso está roubando dinheiro em live de famosos

23/04/2020 - 19h16min

País –QR Code falsos estão sendo usados para roubar dinheiro de contribuições destinadas ao combate do coronavírus no Brasil, segundo apurou uma reportagem do G1. De acordo com a publicação, usuários mal intencionados têm substituído o código para doações veiculado em live de famosos e, ao invés do recurso ser destinado para a conta da doação está sendo destinado para a conta dos golpistas.

Em função do sucesso das lives no País, principalmente de cantores sertanejos, os golpistas estão criando diversos canais no Youtube que reproduzem o conteúdo da live oficial e atraindo milhares de telespectadores. Contudo, na transmissão não oficial, o QR Code de doações é substituído por outro e direciona das doações para a conta dos golpistas.

De acordo com a publicação, essas lives falsas chegaram a ter picos de mais de 1,5 milhão de views simultâneos.

Em entrevista, o presidente da Universal, Paulo Lima explica que nos últimos dias não foram mais encontradas lives piratas. “Nós trabalhamos com o YouTube para derrubar essas lives. O YouTube implementou um sistema automático para derrubar todas essas retransmissões ilegais. Esperamos que isso logo acabe”, diz Lima ao G1.