Conecte-se conosco

Colunistas

Que papo mais chato e burocrata, de todo modo está feito o registro!

18/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 18/02/2019 - 14h26min

VOSSA SENHORIA I

Depois da coluna da semana passada, em que falei sobre a obrigatoriedade dos vereadores se dirigirem um ao outro por Vossa Senhoria, aconteceram algumas reações. A primeira delas é que a Câmara de Vereadores decidiu emitir uma nota de esclarecimento para dizer que decidiu-se por exigir o tratamento entre os pares desta maneira por ser uma ordem do Regimento Interno, e para manter o decoro parlamentar. Que papo mais chato e burocrata, de todo modo está feito o registro! O Regimento Interno só é usado para respaldar quando há alguma contestação sobre o funcionamento do Legislativo, porque, de resto, ninguém tá nem aí para o documento. Por exemplo, quando ocorre de uma manifestação deles colocar a platéia em êxtase, num sonoro aplauso, nunca vi vereador nenhum ordenar que parem, já que o regimento proíbe qualquer tipo de manifestação do público. Pelo contrário, acenam com a cabeça e dão aquele sorrisinho de satisfação. Querem o ego afagado.

VOSSA SENHORIA II

A segunda reação provocada pela crítica da semana passada foi que alguns vereadores apresentarem um projeto de resolução para deletar do Regimento Interno a obrigatoriedade de se tratarem por Vossa Senhoria. Isso mostra que estes vereadores concordam com o cerne daquilo que escrevi, e isso é um alento. O projeto de resolução foi protocolado na última sexta-feira e deve tramitar nas próximas sessões. Que todos os demais vereadores tenham bom-senso de aprovar o projeto. Aposto o que quiserem que esse pequeno gesto pode ser um primeiro passo para que a população comece a levar a sério o Legislativo.

MANIFESTAÇÕES

Quem também concordou com o que escrevi foram internautas. A tal nota de esclarecimento publicada pela Câmara foi compartilhada no Facebook, onde algumas pessoas comentaram sobre. “Vossas senhorias não tem mais o que fazer? Além de perder tempo e dinheiro com regimento interno ajustando bobagens deste tipo(…) Invistam tempo olhando nossas ruas, nosso hospital, nosso colégio. Vossas senhorias, vós sois uma vergonha!”, exclamou um estanciense. “Tem tanta coisa inútil nesse regimento da Câmara…esse de chamar um vereador de vossa senhoria e um”, afirmou outro.

PODER

Por Vossa Senhoria: “é bom mandar”. Nossa, quanto poder!

VARRER RUA

A Prefeitura irá pagar por uma empresa terceirizada para que as ruas da cidade sejam varridas diariamente. O anúncio foi feito na semana passada. O trabalho vai começar pelo Centro, em ruas e espaços públicos previamente analisados. O propósito da contratação do serviço é fazer com que nenhum resíduo chegue até as galerias de captação de água da chuva e bueiros e obstruam estes espaços provocando alagamentos.