Conecte-se conosco

Destaques

Revitalização da Praça do Imigrante vira polêmica em Dois Irmãos

03/05/2020 - 15h52min

Atualizada em 03/05/2020 - 19h10min

A construção atual da área dos banheiros tem 56,73m² e depois de concluída terá 91,07m².

Dois Irmãos – Desde que foi anunciada a revitalização da Praça do Imigrante, há duas semanas, muitas pessoas tem levantado questionamentos nas redes sociais, colocando em dúvida a transparência e qualidade da estrutura. Na quarta-feira, 29, o secretário de Planejamento e Habitação, Nei Ferraz, defendeu que a obra foi projetada ano passado juntamente com setores ligados ao comércio e turismo para que possa comportar o público de grandes eventos como o Natal dos Anjos e feiras. A licitação aconteceu em fevereiro, antes da crise econômica causada pela pandemia.

Voluntários de Dois Irmãos doam sangue para o paciente Ronan Pessi da Silva

“Os banheiros que havia lá estavam muito precários. Também achamos o valor alto, de início, mas quando se analisa os detalhes, se vê que que não é. Para a elaboração do projeto o engenheiro buscou padrões excelentes, com base em lugares de grande circulação, como shoppings e cidades turísticas. Trabalhamos para gastar o mínimo possível e por isso estamos aproveitando parte da estrutura já existente. A parte mais cara de uma casa é o banheiro e ali são vários banheiros. Tem todas as instalações, revestimentos, louças e acabamentos. Tudo de excelente qualidade. Também tem as melhorias externas na praça. Trabalhamos em cima da Lei de Licitações e todos sabem que uma obra feita para uma Prefeitura custa mais cara porque tem dupla tributação”, destacou Nei.

Na Câmara

O assunto também repercutiu no Legislativo durante a sessão da segunda-feira, 27, onde o vereador Sérgio Fink (PDT) afirmou que vai encaminhar um Pedido de Informação sobre a obra. Já o vereador Joracir Filipin (PT), presidente em exercício, destacou que é obrigação dos vereadores fiscalizarem o trabalho e também lamentou que o dinheiro não foi reservado para investir na saúde, em meio à pandemia.

Soberanas de Dois Irmãos comemoram um ano de Corte e levam mensagem de carinho aos munícipes

A obra

O custo da obra será de R$ 197.760,60 e deve contemplar a ampliação da área interna e do número de banheiros, com acréscimo no número de fraldários, construção de sanitário familiar, novos reservatórios e depósitos. Os banheiros terão 12 vasos sanitários, 14 cubas e 5 mictórios. Os banheiros receberão adequação para uso de Portadores de Necessidades Especiais (PNE), além de novo telhado, troca dos revestimentos, louças, metais, aparelhos e bancadas e pintura geral. Outro ponto que será contemplado é a substituição da iluminação da Praça por luminárias LED. A construção atual tem 56,73m² e depois de concluída terá 91,07m².