Conecte-se conosco

Destaques

Seca histórica: em dois meses, choveu apenas 54 milímetros em Dois Irmãos

30/04/2020 - 09h43min

Atualizada em 30/04/2020 - 09h53min

TRABALHO EM FAMÍLIA: Lauri e a filha Stefani com gráfico e planilhas das medições (Cred. Melissa Costa)

Dois Irmãos – A torcida de todos é por chuva. Nesta quarta-feira, o clima parecia estar virando e a chuva chegando. Porém, a quina-feira voltou a amanhecer com céu azul e sol. O abastecimento de água aos moradores está ocorrendo com auxílio de caminhão-pipa, cuja água vem de Campo Bom, e na agricultura as perdas já são significativas.

O morador do Travessão Rubenich, Lauri Rohr, faz a medição da chuva desde de 2012. Ele  monitora os milímetros diários e os números dos últimos dois meses são os mais temerosos. Antes de março, os meses com menor quantidade de chuva chegavam a 90 milímetros. Neste mês de março, no entanto, choveu apenas 25mm. Em abril, até essa quinta-feira, eram 29mm, totalizando apenas 54 milímetros.  A filha de Lauri, Stefani Rohr, computa os dados colhidos pelo pai e coloca todos em gráfico para análise (abaixo confira os gráficos de 2012 a 2020 nos meses de março e abril).

 

ESTADO DE EMERGÊNCIA DECRETADO POR TRÊS PREFEITAS 

Os municípios estão criando alternativas para conseguir água. Em Dois Irmãos e Morro Reuter, o abastecimento está acontecendo com auxílio de caminhão-pipa, com água vinda de Campo Bom. Em Herval, está sendo perfurado um novo poço na tentativa de localizar mais água, além de outro que foi aumentada a vazão. Herval decretou situação de emergência no dia 30 de março, Dois Irmãos no dia 5 de abril e Morro Reuter no dia 22 de abril. Herval prorroga este decreto a partir de hoje.