Conecte-se conosco

Destaques

TURISMO: Placas do Cemitério Evangélico do Travessão Rübenich são reformadas

23/05/2020 - 17h19min

Atualizada em 23/05/2020 - 18h23min

(foto: Divulgação/PMDI)

Dois Irmãos – Foi realizada a reforma das placas do Cemitério Evangélico do Travessão Rübenich. Esta reforma parte de um projeto de revitalização e manutenção do atrativo turístico de Dois Irmãos através do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A iniciativa busca preservar a história e as características físicas presentes nela. Apesar de pequeno, o Cemitério tem jazigos de famílias tradicionais, principalmente de imigrantes. Para quem gosta desse tipo de turismo, pode visitar o local, que é aberto e fica localizado na Avenida Alberto Rübenich, em frente à Escola Municipal Dr. Mário Sperb. Segundo o secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Edson Kuis Maicá Severo, o interessante é que em pouco tempo a pessoa pode apreciar todo o Cemitério. “Para quem visitar o Cemitério poderá observar que cada lápide e cada túmulo possui símbolos singulares e cada um desses possui o seu significado”, disse Maicá.
Existem lixeiras dispostas para evitar que sejam deixados lixos e descartes inapropriados no local. Além disso, a equipe de manutenção rural e urbana do município mantém o local com grama sempre cortada, e o local limpo, permitindo o fácil acesso.

Amigas organizam campanha de arrecadação de produtos para famílias carentes em Dois Irmãos

Saiba mais
Lado a lado com o local onde eram enterrados no século passado os escravos, passou a existir, em 1852, um Cemitério Evangélico no Travessão Rübenich, que, de acordo com a medição dos lotes, ficava na Colônia 16. Em 1852 os moradores da Comunidade Evangélica e Luterana começaram a usar a área como cemitério, sendo que o primeiro a ser sepultado foi Johann Friedrich Ellwanger, em 24 de fevereiro de 1852. A área foi doada pela família Korndörfer. Este cemitério possui lápides em pedra grês e mármore, com cercados em ferro. Nelas estão desenhados ou esculpidos, artesanalmente, velhos símbolos cristãos e variados detalhes em estilo gótico que nos revelam o imaginário dos antigos moradores do local em relação a vida e a morte.

Campanha do Agasalho e Alimentos do Cartel Colorado é adiada em Dois Irmãos