Conecte-se conosco

Variedades

Aniversário de Nova Petrópolis: Estilo do Sul é a novidade musical em Nova Petrópolis

28/02/2020 - 11h15min

Atualizada em 02/03/2020 - 11h28min

Grupo Estilo do Sul gravou clipe em Gramado no mês de janeiro (Créditos: Divulgação/Mauro Stoffel)

Muitos ensaios, algumas apresentações já realizadas e agora um clipe gravado com uma música própria. Criado em junho de 2019, o Grupo Estilo do Sul fez a sua estreia oficial no encerramento da Semana Farroupilha do ano passado no CTG Encosta da Serra, em Picada Café. No dia 25 de janeiro, um passo ainda mais importante, com a gravação do clipe da música “Bem no Estilo do Sul” no Sítio Tradição em Gramado.

A letra é de autoria do vocalista Gaudêncio Terra e a melodia do gaiteiro Pablo Oliveira. Além deles, o conjunto é integrado pelo guitarrista Thiago Koespel, o baterista Cleito Rasia e o contrabaixista Claudir Santos.

Enquanto que quatro instrumentistas representam a nova geração de músicos da cidade, Gaudêncio personifica a experiência de algumas décadas cantando, declamando e compondo versos para o Rio Grande.

“Aprendemos muito com ele. É o nosso professor e vamos crescer muito juntos”, comenta Pablo. Para o veterano, esta é uma maneira de estar de volta a algo que ele gosta. “É muito bom ver que a minha geração está deixando um legado. É mescla que dá certo: experiência com a energia da gurizada. E não é só energia, mas muito talento”, afirma.

Entre as demais novidades que o grupo prepara estão um canal no YouTube, voltado especialmente para cultura. E, no dia 11 de abril, o grupo animará o fandango de aniversário do CTG Encosta da Serra. Quem comprar o ingresso concorrerá a uma gaita e prêmios em dinheiro.

Gaudêncio Terra é envolvido com a cultura gaúcha desde a infância (Créditos: Divulgação)

Gaudêncio volta ao Enart

Vencedor das edições 2010, 2011 e 2012 do Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha) na categoria poesia, Gaudêncio Terra tentará o quarto título na edição 2020 do festival.

Após os três títulos seguidos, ele ficou de fora da disputa em 2013 em diante por causa do envolvimento na organização do Festival Internacional de Folclore, em Nova Petrópolis. “O Festival de Folclore geralmente acontece nos mesmos dias da etapa inter-regional do Enart”, comenta. Nos anos mais recentes, a ausência foi por problemas de saúde, já superados. “Este ano vou tentar de novo”, alegra-se o artista.

Gaudêncio vive a cultura gaúcha desde a infância, quando a família tinha um conjunto musical em Caçapava. Depois, mudou-se para Porto Alegre, onde deu seguimento ao trabalho.

“Minha experiência maior é com composição. Sou um compositor que gosta de cantar. E posso dizer que me considero muito mais um gaúcho tradicional do que um tradicionalista”, diz o compositor, que tem cerca de quatro livros com letras de músicas e poesias, prontos para publicar. “São trabalhos sempre no contexto regional, algumas bem fandangueiros e outras de cunho mais nativista”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.