Conecte-se conosco

Variedades

Exemplos de mulheres que revolucionaram o mundo atual

08/03/2023 - 14h56min

Atualizada em 08/03/2023 - 15h27min

Veja algumas das mulheres que revolucionaram o mundo, de alguma forma, seja na ciência ou na sociedade:

Maria da Penha (1945 – )
Maria da Penha é uma brasileira, que teve a vida marcada pela violência doméstica, o que a impulsionou na luta contra o feminicídio e violência a contra a mulher.
Seu marido, tentou executá-la duas vezes em 1983. Uma das tentativas a deixou paraplégica e, a partir de então, ela começou uma batalha judicial pela condenação do marido. O caso ganhou repercussão e uma lei com seu nome foi sancionada no Brasil em 2006 – a Lei Maria da Penha -, importante instrumento de combate à violência doméstica.

Marie Curie (1867 – 1934)
Uma grande mulher na ciência foi Marie Curie. Nascida na Polônia na segunda metade do século XIX, Marie se dedicou à química e descobriu elementos da tabela periódica como o rádio e o polônio. Seus estudos contribuíram para a criação de avanços na medicina, como o raio-x. Foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física, em 1903. Em 1911 recebe também o Prêmio Nobel de Química.

Amelia Earhart (1897-1939)
A 1º mulher na aviação foi a norte-americana Amelia Earhart. Ela também foi a primeira a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico. Por conta disso foi condecorada com o “The Distinguished Flying Cross”, um prêmio destinado a pessoas das forças armadas que realizam atos de coragem.
Amalia foi uma figura atuante para que outras mulheres pudessem também pilotar, pois contribuiu em organizações que tinham esse objetivo. Em 1937, ao tentar dar a volta ao mundo de avião, Amalia desapareceu. Assim, foi dada como morta oficialmente em 1939.

Joana D’arc (1412-1431)
Joana Darc foi uma personalidade importante na França devido aos seus feitos na Guerra dos Cem Anos. Em sua curta vida, a camponesa liderou exércitos e alcançou vitórias, pois tinha a intenção de libertar seu país da Inglaterra. Por ouvir “vozes”, foi tida como bruxa e qui mada na fogueira. Entretanto, no início do século XX, foi canonizada como santa pela Igreja Católica.

Nise da Silveira (1905-1999)
Uma das personalidades brasileiras mais relevantes na psiquiatria foi a médica Nise da Silveira. Ela desenvolveu métodos de trabalho com os pacientes que incluíam o processo artístico e um tratamento mais humano e eficaz, revolucionando a maneira como a saúde mental é encarada no País. Isso porque, na época, era costume usar recursos invasivos e violentos como eletrochoque, lobotomia (retirada de parte do cérebro) e grande quantidade de remédios.

Simone de Beauvoir (1908-1986)
Simone de Beauvoir foi uma intelectual e escritora francesa que teve enorme influência no século XX na filosofia. Simone deixou obras literárias essenciais para a construção de uma nova maneira de enxergar o que é ser mulher.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.