Conecte-se conosco

Variedades

Banco de Livros completa dez anos com 1,5 milhão de obras arrecadadas

12/11/2019 - 15h00min

Atualizada em 12/11/2019 - 17h26min

Em dez anos de existência, comemorados hoje na 65ª Feira do Livro, o Banco de Livros, instituição ligada à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e à Câmara Rio Grandense do Livro (CRL), resgatou a autoestima de centenas de apenados do Rio do Grande do Sul pela leitura e pela escrita. A última coletânea com textos dos detentos, o quarto volume “Vozes de um Tempo”, lançada na Feira, contou com 183 obras de 169 autores que cumprem pena em presídios do Estado.

Segundo a bibliotecária Neli Miotto, o Banco de Livros abastece as bibliotecas dos presídios e capacita os agentes prisionais para o estímulo literário aos detentos. “O interesse dos apenados pelo projeto cresce. Para o quarto volume recebemos 441 textos, entre os quais foram selecionados os da publicação, nos gêneros crônica, poesia, contos e ilustrações”, explica Neli. Os exemplares de “Vozes de um Tempo” não são comercializados, mas distribuídos gratuitamente para 104 unidades prisionais gaúchas.

Participação além da leitura

O Banco de Livros faz parte da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais da Fiergs. Em uma década, a instituição arrecadou 1,5 milhão de livros arrecadados, atendimento à 1,2 mil bibliotecas − fornecendo não apenas livros mas também mobiliário e computadores − e 99 espaços de leitura com mais de 190 mil livros em presídios no Rio Grande do Sul.

No ano passado, a instituição lançou o livro “Vozes, Pincéis e Dobras” com a obras produzidas por internos da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase/RS). Durante o período da feira, o banco também iniciou, no Hospital Conceição, o projeto Biblioterapia, leitura para amenizar a dor no corpo.

Além dessas incursões, o Banco de Livros participou de ações de estímulo à leitura em unidades da Trensurb, do Catamarã, em rodoviária, postos de atendimento à saúde e asilos. A instituição tem um apelo permanente à população para que doe livros nos pontos de recebimento, no estande do banco durante a feira e nos estacionamentos Safe Park em Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Caxias, Gramado, Lajeado e Passo Fundo.

Fonte: Correio do Povo

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.