Conecte-se conosco

Variedades

Bem Estar: previna-se contra o sarampo

05/03/2020 - 14h00min

Atualizada em 05/03/2020 - 16h22min

Vacina está disponível nos Postos de Saúde da região (Créditos: PMEV)

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, altamente contagiosa, causada pelo vírus (Measles morbillivirus). Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febre, muitas vezes superior a 40 ºC, tosse, corrimento nasal, olhos inflamados e manchas no corpo (exantemas). De acordo com o Ministério da Saúde, vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios. Após ser considerada erradicada em 2016, depois de 20 anos, uma morte foi confirmada, no Brasil pela doença. Um bebê, não vacinado, de 8 meses, no estado do Rio de Janeiro. Em 2019, o sarampo retornou a pauta, depois de serem confirmados 18,2 mil casos no país.

A segunda etapa da campanha nacional da vacinação contra o sarampo, do Ministério da Saúde, iniciou em 10 de fevereiro e vai até 13 de março. Nesta etapa, a campanha tem como público alvo crianças de 5 anos até jovens de 19 anos, não vacinadas ou com doses incompletas no combate à doença. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 3 milhões de pessoas no Brasil, só nesta etapa. A primeira etapa ocorreu em outubro, para crianças de 6 meses a 5 anos.

Na região da Encosta da Serra, todos os municípios têm doses da vacina disponíveis o ano inteiro. A vacina é aplicada em todos os Postos de Saúde, nos horários previstos. Para vacinar é necessário levar a caderneta de vacinação, para que seja atualizada a aplicação de outras doses necessárias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.