Variedades
Brasil lança primeiro satélite nacional de observação da Terra
Segundo a Embraer, o equipamento deve demonstrar a capacidade da indústria brasileira de realizar missões espaciais avançadas
Brasil – Um novo satélite brasileiro foi lançado ao espaço na madrugada deste sábado, 17 de abril. O nanossatélite VCUB1 foi desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre a Embraer e a Telebras. Ele decolou da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia, Estados Unidos, e é o primeiro satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados projetado pela indústria nacional.
O principal objetivo da missão é validar a arquitetura e o software do satélite, a fim de utilizá-los em satélites de maior porte no futuro. A Visiona irá testar todo o software embarcado no VCUB1, incluindo o sistema de controle de órbita e atitude e o software de comunicação. A câmera OPTO 3UCAM, a primeira câmera reflexiva projetada e produzida no Brasil, também será qualificada no espaço.
O VCUB1 foi lançado pelo foguete Falcon 9, dentro da missão Transporter 7, que colocará em órbita diversos pequenos microssatélites e nanossatélites para clientes comerciais e governamentais. Após o lançamento, o satélite será levado à sua órbita final pelo veículo de transferência orbital ION, da D-Orbit. Em seguida, serão realizados testes preliminares e de validação das tecnologias embarcadas no satélite para que entre em operação definitiva na prestação de serviços de sensoriamento remoto e coleta de dados pela Visiona.
A Visiona, que tem sede no Parque Tecnológico de São José dos Campos, foi criada em 2012 para atender aos objetivos do Programa Espacial Brasileiro e é responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC. Em 2018, a empresa anunciou o programa do primeiro satélite projetado integralmente pela indústria nacional, o VCUB1.