Conecte-se conosco

Estado - País - Mundo

Brasileira é a primeira imigrante e mulher negra eleita Miss Alemanha

21/02/2022 - 12h02min

(Créditos: Diivulgação)

Pernambucana nasceu na Linha do Tiro, bairro da periferia da Zona Norte do Recife. ‘A gente só precisa de uma chance’, afirma modelo e ativista de 37 anos após vencer o concurso neste ano.

 

Alemanha – ‘Favela venceu’, a declaração é da modelo, atriz, ativista e, agora, Miss Alemanha 2022, Domitila Barros. Natural da Linha do Tiro, bairro da periferia do Recife, a pernambucana de 37 anos foi coroada no sábado, dia 19, durante a premiação realizada no Europa-Park Arena, na cidade alemã de Rust.

Vivendo desde 2006 em Berlim, capital da Alemanha, Domitila foi a primeira imigrante e mulher negra a vencer o concurso, que teve 159 candidatas.

Ela contou que decidiu se inscrever no Miss Alemanha, depois que ouviu falar que poderiam participar pessoas de qualquer idade e qualquer cor e que o foco seriam os valores das concorrentes.

“Eu não estou nem acreditando. A primeira mulher imigrante que foi miss na Europa, a primeira mulher, na Alemanha eu sou negra. Negra, né? Então, eu estou muito feliz e muito orgulhosa de saber que todo esse esforço que eu tive a vida toda me levou para esse momento”, afirmou.

Desde os 13 anos, Domitila atuava como contadora de histórias na ONG criada pela mãe, o Centro de Atendimento a Meninas e Meninos (Camm). Em funcionamento há 35 anos, a ONG atende 60 crianças da periferia, que encontram no local o apoio que precisam para conquistar o futuro que desejam.

Com cabelos crespos e o rosto cheio de sardas, ela não pensava que, em um país europeu, fosse fazer sucesso como modelo. A carreira internacional começou quando, há mais de dez anos, Domitila foi para a Europa ao ganhar uma bolsa de estudos para fazer mestrado em ciências políticas e sociais na faculdade alemã Freie Universität Berlin.

“O pessoal aqui na Alemanha me elegeu a Miss Alemanha pelo fato de que há 22 anos eu continuo nessa luta, continuo sonhando e continuo acreditando que um mundo melhor é possível, sim. E eu me esforço muito com projetos sociais, fazendo ações de arrecadar doações, ações de natal, para poder, mesmo trabalhando como modelo e atriz aqui, sempre chamar atenção para os aspectos de sustentabilidade e igualdade social”, declarou.

 

Fonte: G1

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.