Conecte-se conosco

Cadernos

Bem Estar: Acrescentando Pilates ao seu esporte

14/03/2018 - 11h08min

Atualizada em 09/04/2018 - 17h54min

Muitas vezes o Pilates é usado para complementar demais atividades físicas, como a musculação, a natação, o ciclismo, entre outros esportes e, nesse caso, o atleta, ou praticante de final de semana, normalmente busca por maior ganho de alongamento. “Essa necessidade é observada por nós fisioterapeutas durante a sessão experimental desse futuro praticante de Pilates e em alguns casos é relatado pelo próprio paciente”, diz Carolina Dalcin, do Studio Pilates Terapêutica.

Ela aponta que é possível observar o comprometimento desses atletas na execução dos exercícios propostos, onde, por já conhecerem a mecânica de seu corpo, respondem mais rapidamente ao ganho de mobilidade, força, coordenação e equilíbrio. São pacientes que em um período curto perceberão melhora ao desenvolver o esporte escolhido.

Prevenindo lesões

Outro motivo que leva o atleta a buscar pelo método Pilates é na prevenção de lesões. “Por trabalharmos com um número de repetições pequeno e carga moderada, não chegamos a fadigar a musculatura, respeitando assim o limite do grupo muscular trabalhado e, principalmente, o limite de cada paciente em sessão de Pilates”, explica Carolina. “É você que está no comando, respeite seu corpo”, observa.

Se a necessidade for de trabalhar o sistema cardiorrespiratório, ela lembra que a equipe do Studio Pilates Terapêutica conta com o Bungee, modalidade que se aplica muito bem nessa categoria. Com um elástico preso ao paciente são desenvolvidos vários exercícios onde o mesmo necessita resistir a essa tensão, trabalhando assim a força, equilíbrio, coordenação, ritmo e, principalmente, o cardiorrespiratório.

“Para sabermos qual a sua necessidade, agende uma sessão experimental, nos deixe cuidar de você e confie: seu desempenho no esporte que você escolher ficará cada vez melhor”, conclui.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.