Conecte-se conosco

Cadernos

Alimentos podem transmitir doenças

23/10/2019 - 16h41min

Os alimentos têm papel fundamental na saúde humana. A ingestão de nutrientes em proporções adequadas contribui muito para uma vida mais saudável. Porém o consumo de alimentos contaminados podem comprometer os benefícios proporcionados pela nutrição equilibrada e provocar doenças (DTAs), consideradas um problema de saúde pública. Segundo a nutricionista da SEMEC de Ivoti, Carla Adriane Schneider, a prevenção das doenças transmitidas por alimentos baseia-se no consumo de água e alimentos que atendam aos padrões de qualidade da legislação vigente, higiene pessoal/alimentar e condições adequadas de saneamento.

Para melhor esclarecer o leitor, ela lista algumas recomendações de aplicação geral, tanto para os alimentos comprados no comércio informal como nos serviços de alimentação inspecionados:
Lave as mãos regularmente: antes, durante e após a preparação dos alimentos; ao manusear objetos sujos; depois de tocar em animais; depois de ir ao banheiro ou após a troca de fraldas; antes da amamentação; Os ovos devem ser lavados em água potável, um por vez, somente antes do uso (nunca antes de estocar); lave e desinfete todas as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos; Assegure-se de que os alimentos cozidos estejam mantidos sob a temperatura adequada antes do consumo (refrigerados ou aquecidos);

Aprenda a selecionar

Selecione alimentos frescos com boa aparência e, antes do consumo, os mesmos devem ser lavados e desinfetados; Para desinfecção de hortifruti (frutas, legumes e verduras) deve-se imergir os alimentos em uma solução preparada com 10 ml (1 colher de sopa) de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água tratada; Alimentos prontos para o consumo devem ser protegidos de novas contaminações e mantidos sob rigoroso controle de tempo e temperatura: – alimentos quentes devem ser mantidos a 60°C ou mais; – alimentos frios devem ser mantidos abaixo de 5ºC.

Na dúvida, evite consumo

Evite consumir alimentos que ficaram muito tempo sob a temperatura ambiente; Reaqueça bem os alimentos que tenham sido congelados ou refrigerados antes de consumi-los; Consuma leite pasteurizado, esterilizado (UHT) ou fervido. Não beba leite nem seus derivados crus; Sorvetes de procedência duvidosa são de risco. Evite-os; Evite o consumo de alimentos crus, mal cozidos/assados (carnes e derivados); Evite preparações culinárias que contêm ovos crus (Ex. gemada, ovo frito mole, maionese caseira); Evite o contato entre alimentos crus e alimentos prontos para o consumo para impedir contaminação cruzada; Evite ingerir alimentos comercializados em estabelecimentos não inspecionados;

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.