Conecte-se conosco

Cadernos

Alívio de dores

21/08/2019 - 10h32min

Por Carolina Dalcin, sócia-proprietária da Terapêutica Studio Pilates

Como é bom estar sem dores, viver plenamente tranquilo, sem nenhum “problema” de saúde. Infelizmente nossa vida não é assim tão tranquila. Mas tenha calma, tudo há de passar! Aprendi que tudo tem um porquê e que nada é por acaso. Você já parou pra pensar em que momento aquela dor nas costas surge? Em que momento a tensão dos ombros é maior? Sabia que se nós nos conhecermos melhor, metade dos tais “problemas” somem?! É sério! Saber como podemos relaxar, é um dos caminhos. Qual forma de relaxamento seu corpo gosta mais?

A massagem relaxante, com pedras quentes, por exemplo, é ótima para quem deseja aliviar as dores musculares causadas por estresse, trabalho excessivo, tensões causadas por raiva ou por outro sentimento ruim. Ela estimula receptores espalhados pelo corpo, que reagem à temperatura, à pressão e ao toque. Estes estímulos são enviados ao cérebro, que responde com um comando para que os músculos relaxem.

Exercício físico, como pedalar ao ar livre, correr sentindo o vento no rosto, passear no parque e aproveitar para tomar um chimarrão (hum, que delícia!), estar com pessoas que lhe façam bem, praticar algum tipo de atividade em grupo, como dança ou yoga, também podem lhe dar prazer e liberar os nós que o corpo possa apresentar. Você perceberá que irá se sentir melhor, basta dar o primeiro passo.

Músculos tonificados

E tem mais. Com toda certeza posso lhe garantir que a prática diária de alongamentos e exercícios específicos realizados regularmente, diminuirão e muito o grau de dor que você está passando. Existem exercícios específicos para cada lesão. O Pilates é uma atividade lenta que pode favorecer a calma e a paciência, além de lhe ajudar a ter um corpo alongado e músculos tonificados. No Pilates trabalhamos com evolução de exercício, onde, com o alívio da dor você conseguirá realizar mais movimentos, deixando seu corpo muito mais saudável, pois quanto mais nos movimentarmos (dentro do nosso limite), maior a hidratação de nossas articulações, maior alongamento de nossos músculos e maior força dos mesmos.

Posso lhe garantir que quanto mais parado você ficar, mais dores seu corpo apresentará. É importante que você encontre um profissional qualificado na área que você prefira, seja ela para uma massagem, treino de academia, zumba, crossfit ou o Pilates. Encontre um profissional que você se sinta bem. Encontre um espaço, lugar, que você goste de estar. Mas o mais importante, não fique parado. Agende hoje mesmo uma avaliação e comece hoje.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.