Cadernos
Aniversário de Dois Irmãos – 65 Anos: Travessão, por onde tudo começou!
“Ali pelo Königsberg foi aberta a primeira “picada” que expandiu a imigração para esta região”
Por Mauro Hahn
Dois Irmãos- A “Topographische Karte” de 1870, feita na Alemanha pelo engenheiro Adalbert Jahn, mostra todo o município de São Leopolodo na época. Nesse período, não apareciam nomes como Sapiranga, Ivoti e, inclusive, Dois Irmãos, como é conhecida hoje, aparecia como Linha dos Dois Irmãos. Porém, uma curiosidade nesse material histórico que está preservado na Prefeitura de Dois Irmãos é que já consta uma região denominada Travessão, que hoje é o bairro de Dois Irmãos.
Quem vem em direção de Dois Irmãos desde a Região Metropolitana de Porto Alegre, logo se depara ao longe com os morros que caracterizam o município. Alguns chamam eles dos morros gêmeos, de “Morro dos Reis” e , antigamente, era chamado de “Königsberg” pelos colonizadores. A colonização alemã iniciou pela região de São Leopoldo, depois Novo Hamburgo e assim foi se espalhando. Os morros sempre estavam no horizonte e atravessar eles marcava a expansão da colonização.
Königsberg
Ali pelo Königsberg foi aberta a primeira “picada” que expandiu a imigração para esta região. Os vestígios desta picada, que literalmente foi aberta em linha reta, ainda podem ser encontradas no Travessão, próximo a um dos morros. Do topo do morro, é possível ver que essa picada depois se transformou em uma rua que corta o município de sul a norte. Um dos trechos dessa picada hoje é chamada de Rua Rincão dos Berlitz, outra parte ficou como Rua Alberto Rübenich e o restante como Avenida São Miguel. Pelo começo da picada ser muito íngreme, parte dessa picada foi substituída anos depois pela estrada que hoje é denominada de Jacob Boll.
PORTA DE ENTRADA
Então, o Travessão foi a porta de entrada da imigração. Ao longo daquela picada foi construído um armazém, serralheria e uma das primeiras escolas de Dois Irmãos. Além disso, são encontradas ali mais de 20 construções que serviram de residência para os primeiros colonizadores, muitas delas mais antigas que construções localizadas na área central do município. Além disso, toda a região do Travessão ainda guarda muitas histórias do início da colonização da Linha dos Dois Irmãos.