Conecte-se conosco

Cadernos

Aposte nas peças artesanais

04/12/2019 - 16h15min

O Natal já está aí. E para celebrá-lo é válido criar um clima especial, decorando a casa para receber a família e amigos nas tradicionais festas. Uma das coisas mais legais dessas festas, além de celebrar com as pessoas que amamos, é a decoração de Natal. Montar a árvore e arrumar a casa também acaba se tornando um momento muito especial. E para quem gosta de artesanato, é possível fazer suas próprias peças decorativas ou valorizar o trabalho de artesãos locais.

Passeando pelas lojas e casas de decoração, é sempre notável a presença do artesanato como parte das composições. Especialmente nesta época do ano, o artesanato, além de embelezar os ambientes, representa uma importante fonte de renda para os artesãos que se destacam pela criatividade e pelo aproveitamento de material.

Quem gosta de decorar a casa com artesanato tem os ambientes super coloridos e aconchegantes. Além da árvore, indispensável no Natal, o Papai Noel, as renas, a guirlanda, presépios, anjos e estrelas feitas a mão conferem um clima de exclusividade à decoração. O artesanato representa o oposto da produção em massa e da homogeneidade, e ganha maior importância por estar representado por peças únicas e originais, cujas características fazem parte de seu charme.

Exclusividade

Artesã há mais de 25 anos, Madalena Fritzen Welter diz que o Natal é uma época que aquece as vendas. “E aumenta o meu trabalho”, complementa ela que nesta época do ano está com sua agenda repleta de compromissos, seja para decorar ambientes sob encomenda ou criando peças exclusivas para vender em sua loja, em Ivoti. “Não pode faltar presépio, árvore natalina, papai noel e velas”, aponta a artesã que neste período cria essas peças e outras como guirlandas, capas para panetone e arranjos de mesa, entre tantos outros. A inspiração, segundo ela, vem de feiras que participa durante o ano.

Artesanato dá vida à decoração

Não há dúvidas de que o artesanato sempre acompanhou a arquitetura e a decoração de interiores, sendo elemento de grande importância na hora de personificar e adicionar cultura a um ambiente, como duas formas de arte que se complementam. Outra certeza é que o artesanato dá vida à decoração, independente do período do ano, diferenciando-se com peças personalizadas, confome o pedido e o desejo de cada um, como lembra a artesã. Uma dica importante para um Natal colorido e feliz? “Decorar a casa com cores natalinas”, recomenda Lena que se dedica já a partir do meio do ano a criar peças bem diferentes para a decoração natalina. Os materiais são os mais variados possíveis: feltro, tecidos, papel, madeira, elementos da natureza, como foçlhas e pinhas, entre outros.

Exercitando a criatividade

Mais do que decorar, o artesanato tem poder transformador na vida das pessoas que em muitos casos descobrem seus talentos para o artesanato por acaso, geralmente aproveitando horas do dia que era dedicadas à coisas menos produtivas. E é uma delícia poder desfrutar do resultado das peças criadas para decorar a casa, melhor ainda ouvir os elogios dos visitantes que geralmente se encantam com peças artesanais, de modo especial, no Natal, quando o poder do artesanato se evidencia em coloridos enfeites.

Mas, o que é artesanato? O artesanato é executado com as mãos onde se utilizam de diversos materiais. Com ele é possível se criar peças únicas para decorar um ambiente e dar uma nova cara ao espaço. Sendo assim os artesanatos são indicados para todas as idades, pode ser feito ainda por crianças, estimulando a coordenação motora e a criatividade. Nos idosos o artesanato tem o poder de diminuir os sintomas da depressão, aumentar a concentração e além de melhorar a memória, podendo ainda incrementar a renda.

Para quem busca inspiração e quer criar algum elemento decorativo, visitar uma loja de artesanato como a Lena Artes é uma boa dica. Ao conhecer a loja, certamente você vai adquirir algum produto para deixar seu Natal mais colorido.

Ideias criativas

Elementos decorativos que você nunca imaginou se tornam reais pelas mãos de artersãos. Para o Natal, a variedade de objetos e ideias é infinita. Lena aposta em vários elementos que vão desde aquelas figuas tradicionais do Natal, como renas, bonecos de neve, presépios e seus vários personagens, como ideias super criativas. Uma delas, perfeitas para presentear, é o aproveitamento de vidros decorados com moitivos natalinos e recheados de bolachas de mel, também devidamente decoradas. Cestos de palha, aparadores de pratos e capas para panetone estão entre as centenas de opções para presentear com originalidade.

Crie um sousplat para a mesa

Para deixar sua mesa mais colorida e festiva, aposte no sousplat, um item de origem francesa que significa “sob o prato”. Ou seja, é uma peça que deve ser utilizada embaixo do prato. Isso cria uma espécie de moldura para o prato e protege a toalha de mesa de respingos de comida. NA Lena Artes há várias opções, mas você pode fazer sua própria criação. Uma dica é usar um molde de papelão no formato de círculo. Você vai precisar de um prato raso, para riscar o molde que deve ser em torno de quatro centímetros maior, tecido para forrar e cola. Faça o molde do prato raso em um papelão e aumente mais 4 cm de circunferência, faça o mesmo com o tecido, risque o molde do papelão no tecido e aumente em torno de mais 4 cm pra poder fazer o acabamento no fundo.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.