Conecte-se conosco

Cadernos

Cápsula do tempo revela 18 visões sobre o que seria de Herval em 2020

11/05/2020 - 19h00min

Atualizada em 12/05/2020 - 11h07min

Colégio Cônego Afonso Scherer, em 1978 (FOTO Ilustrativa para a matéria, do arquivo do Museu Mun. Prof. Laurindo Vier)

Santa Maria do Herval – Quando o município comemorou seus 24 anos de emancipação política em 2012, O Diário assim como em todos os anos fez um caderno especial, mas, naquela ocasião não contou histórias, mas fez uma projeção do futuro dali a oito anos, ou seja, agora, em 2020.

Para tanto, foram entrevistadas 18 pessoas que de alguma forma ou de outra possuíam representatividade no município. Cada uma respondeu a 20 perguntas. Quase todas as perguntas foram respondidas pelos participantes.

Dentro os questionamentos, responderam onde imaginavam estar e o que estaria fazendo em 2020; também fizeram uma projeção de qual partido político estaria no poder, além de quem seria o prefeito e presidente da Câmara de Vereadores e quantos vereadores, secretários e partidos teria no município.

Outro tema foi qual seria o principal ponto turístico em 2020 e, também, qual o maior problema da cidade nesse ano.

Também responderam se Herval já teria asfalto para Gramado, se o município seria apenas um corredor à Gramado sem tirar proveito turístico; se possuiria um prédio novo para a Prefeitura; se ainda seria destaque na Educação; se teria internet funcionando no interior; se a cascata teria infraestrutura turística; se o Herval teria Parque para a Festa da Batata e qual seria a base da economia do município.

Naquele ano também se fazia uma projeção quanto à Copa do Mundo que aconteceria em 2014, e os entrevistados responderam se o município ainda estaria, em 2020, tirando proveito desse evento.

Asfalto até Gramado?

Dos 18 entrevistados, 16 acreditaram que teria asfalto até Gramado em 2020. Somente Gervasio Kuhn afirmou que não teria e o policial Antônio dos Santos destacou que a pavimentação só iria até Boa Vista do Herval. Quatro responderam que o Herval ainda seria penas um corredor à Gramado, sem tirar proveito turístico.

Quem foi indicado a prefeito?

Vários nomes surgiram. Dentre eles, houve dois que se repetiram: o do atual vice-prefeito e secretário de Obras, Gilnei Capeletti, que foi mencionado por Gervásio e por si próprio. E André Schu, também mencionado duas vezes.

A prefeita Mara Stoffel respondeu que Jackson Lindemann seria prefeito.

Além desses, foram levantados os nomes de Rodrigo Fritzen; Adriano Lechner que mencionou seu próprio nome; Eliete Kunst, mencionada por Inácio Kunst; Tarcísio Schuck e Francisco Braun.

O partido mais cogitado que estaria no poder em 2020 foi o PP com quatro votos; PTB, PMDB e PT foram mencionados ambos duas vezes e o PSDB uma vez.

Presidente

Para a presidência da Câmara, foram cogitados nomes como Junior Ritter; Fábio Wobeto (mencionado pela prefeita Mara); Jone Cássio Eich; Jaqueline Lindemann; Giácomo Ruan da Veiga; Elísio Blume e Tarcísio Schuck.

Pontos turísticos

A Cascata do Herval foi apontada como o principal ponto turístico, seguida pela Caverna dos Bugres, o Centro e os Balenários. Questionados se a Cascata terá infraestrutura para o turismo em 2020, 14 responderam que sim, enquanto que quatro não.

Quanto à internet funcionando no interior, 14 acreditaram que sim e quatro não.

Unanimidade na Educação

Todos os que responderam foram unanimes ao afirmar que em 2020 Santa Maria do Herval ainda seria destaque na Educação.

Problemas

Dentre os problemas que o município teria, o mais apontado foram as drogas e o alcoolismo, seguido pelo saneamento básico, saúde, segurança pública, infraestrutura e plano diretor.

Copa do Mundo

Nem todos responderam, mas 10 afirmaram que Santa Maria do Herval não estaria tirando proveito da Copa do Mundo de 2014 em 2020, enquanto que 6 disseram que sim.

Quem participou

Professora Beti Haubert; policial Civil João Marcelino; professora Stella Bartzen; comerciante e vice-prefeito Adriano Lechner; comerciante Mara Stoffel; padre André Dapper; mecânico Joel Clement; funcionário público Sérgio Boufleur; comerciante Gervásio Kuhn; aposentado Delano Schneider; agricultor Gilnei Capeletti; agricultor e vereador Tarcísio Schuck; empresário Valdir Schneck; agricultor e vereador Inácio Kunst; empresário Eduardo Eich; policial militar Antônio dos Santos; industriário Remi Weber; motorista e vereador Plínio Wagner.

VEJA AS 18 VISÕES SOBRE O HERVAL EM 2020

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.