Conecte-se conosco

Cadernos

Casa: Iluminação tem o poder de transformar o ambiente

13/04/2018 - 15h51min

Atualizada em 13/04/2018 - 15h52min

A iluminação tem o poder de valorizar a decoração de cada ambiente. Para cada cômodo da casa, uma boa iluminação é capaz de deixar o ambiente mais aconchegante. De acordo com o eletrotécnico da Sinosluz, Djiovane Kauer, a iluminação tem papel fundamental e essencial em uma decoração. Confira suas dicas da iluminação mais recomendada para dois ambientes da casa: a cozinha e a sala, onde se deseja criar um ambiente mais romântico e intimista.

“As cozinhas normalmente têm uma particularidade”, diz o profissional: Elas são repletas de armários com portas. Por isso, ele recomenda lembrar que uma regra básica da iluminação é que luz não faz curva. Sendo assim, quando se dispõe apenas de um ponto central para colocação de uma luminária deve-se utilizar um modelo que seja o mais longitudinal e comprido possível, para que se distribua a luz com maior eficiência.

“Caso a cozinha disponha de um forro rebaixado, como por exemplo o gesso, recomenda-se a utilização de duas ou mais luminárias embutidas no centro do ambiente”, sugere. Um exemplo seria a de uma cozinha de cinco metros de comprimento por três de largura. “Nesta situação poderíamos utilizar dois painéis de led de 60×60.” Luzes de apoio também são bem-vindas na cozinha, utilizando-se embutidos com lâmpadas dicróicas de led sobre a pia ou fitas de led embaixo dos armários aéreos.

Luz quente, a mais apropriada para a sala

Para Djiovane, a sala é o ambiente normalmente mais privilegiado em uma residência. Por menor que seja o valor destinado para iluminação de uma casa é na sala que geralmente se coloca a luminária de maior valor. Sendo assim, procura-se utilizar uma luminária central com maior sofisticação e que não necessariamente tenha a responsabilidade de iluminar com total eficiência o ambiente, mas sim agregar a decoração da sala.

Junto com esta luminária se utiliza outros tipos de luminárias, como por exemplo, embutidos dicróicas de led ou spots, ou abajures ou colunas de iluminação. “O importante é criar diferentes cenários para um mesmo ambiente”, aponta Djiovane. O mais importante de tudo na iluminação de uma sala, segundo ele, é a utilização de luz quente com tom amarelado. Luz fria de cor branca não é bem-vinda em ambientes onde o aconchego é algo a ser valorizado.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.