Conecte-se conosco

Cadernos

Casas pré-fabricadas são alternativas para morar bem

16/11/2018 - 16h46min

As casas de madeira pré-fabricadas são uma alternativa escolhida por muitas pessoas para evitar gastos de energia e dinheiro com arquitetos, pedreiros, materiais de construção e acabamento. O cliente pode escolher entre vários modelos existentes, fazer o pagamento e apenas aguardar a instalação, que ficará a cargo da empresa contratada.

Grande parte das casas de madeira pré-fabricadas são utilizadas no Brasil como sítios, mas é plenamente possível que elas sejam a sua casa na cidade, como é usual nos Estados Unidos, por exemplo. Segundo Jorge Inácio Miguel, vendedor da Casa Chick, de Novo Hamburgo, mesmo em tempos de crise a procura pelas casas pré-fabricadas sempre se manteve com um bom ritmo. As razões para isso, ele justifica: um dos motivos é pelo custo mais baixo se comparado a construções convencionais em alvenaria; e pela necessidade de escapar do aluguel em um curto período de tempo.

De madeira ou concreto

Ao contrário do que muitos pensam, casas pré-fabricadas podem ser de madeira e em alvenaria, com placas cimentícias ou de concreto. “Construções que requerem
curto espaço para conclusão utilizam este método”, diz o vendedor. Segundo Jorge, a vantagem de uma casa pré-fabricada, além do custo mais em conta que a de alvenaria, é que este tipo de construção tem charme e beleza natural, que só a madeira pode oferecer, deixando os que moram em uma casa deste tipo de material mais conectado à natureza.

Em média, a construção de uma pré-fabricada de 60 metros quadrados, por exemplo,pode demorar de 35 a 40 dias para ficar pronta, tudo vai depender das medidas da casa, seus estilo, e das condições climáticas.

Quanto à manutenção de uma casa pré-fabricada, os cuidados se resumem à aplicação de cupinicida antes da primeira pintura e repintura de quatro a cinco anos, com tinta de boa qualidade. “Assim se poderá ter uma casa por longo período de tempo, ultrapassando facilmente os 50 anos”, aponta.

De acordo com o vendedor, atualmente, as casas pré-fabricadas mais procuradas são as de dois e três dormitórios, para famílias com dois ou três filhos, normalmente com ambiente de sala e cozinha conjugadas, varanda frontal e abrigo para carro, em média de 60 a 80 metros quadrados.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.