Conecte-se conosco

Cadernos

CTG Serigote tem primeira mulher patroa nos seus 59 anos de história

13/09/2019 - 10h55min

Ao comemorar 59 anos de fundação, o CTG Serigote, de Estância Velha, fundado em 8 de setembro de 1960, tem uma particularidade especial: é comandado por uma mulher. A única patroa em toda história da entidade tradicionalista do município é Andrea Backes Kach, 49 anos, mãe das gêmeas Gabriela e Rafaela, 21 anos, e esposa de Ricardo Silvio Koch que, segundo ela, foi convidado ao cargo mas preferiu passar a ela a responsabilidade. A filha Gabriela é 1a Prenda adulta do CTG Serigote e lembrou, perante o juri, durante a eleição, que em Estância Velha importantes cargos são comandados por mulheres. Além de sua mãe ser a patroa, falou que o município é administrado por uma mulher, Ivete Grade, e que tem mulher também na presidência da Câmara de Vereadores, Veridiana Monteiro.

“Ser patroa é bem tranquilo, meu marido me ajuda bastante nas atividades do CTG”, aponta. Andrea conta que seu ingresso no CTG ocorreu por meio das filhas, quando começaram a dançar nas invernadas do Serigote que tem como vice-patrão Duarte Goulart. Segundo ela, ter patroa no comando não é mérito exclusivo do Serigote. “Há outros CTGs que têm patroa à frente”, observa. Para Andrea, “ser patroa é muito bacana”. Diz que está sempre fazendo novas amizades e conhecendo outas entidades tradicionalistas. “Como patroa, tenho mais contato com outras patronagens, é um aprendizado”, aponta. Ele complementa que é positiva a aceitação dos demais membros do CTG e da sociedade de modo geral. “Tanto que fui eleita por chapa”, destaca lembrando que houve apenas um voto contrário.

Local de respeito

Localizado na Av. Brasil, o CTG Serigote até ano passado escolhia o patrão por um Conselho, passando a diretoria a ser definida por eleição em 2018. O CTG tem atrativos que mantêm a tradição como as invernadas, jantares que integram as famílias, participa de rodeios com outros centros tradicionalistas, entre outros. “O papel do CTG é muito importante. É um local de muito respeito, amizade, integração, e onde são enaltecidos valores da família”, destaca a patroa. Ela lembra que é muito bonito ver os pequenos dançando nas invernadas e que são eles, em muitos casos, que aproximam a família das tradições.

Patrões

Veja relação de todos os patrões que ja passaram pela história do CTG Serigote:

Mario Leuck
Antenor Conceição
Adão Ubiruba Nascimento dos Santos
Airton José Ramme
Eloci Schneider
Lotário Nerbas
João Nelson dos Santos
José Steffen
João Dutra
Luis Garcia
João Luis Gonçalves
Ari Brum
Sérgio Fernandes da Silva
Adroaldo dos Santos Garcia
Andrea Backes Koch

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.