Conecte-se conosco

Cadernos

Cuide de sua pele no verão

18/12/2019 - 16h14min

Embora seja uma temporada de muita diversão, esta estação representa várias agressões para a nossa pele. Pensando em te auxiliar no cuidado com a sua pele nesse verão, a estetacosmetóloga Werna Vier, explica um pouco sobre as principais agressões e os cuidados que devemos ter.

A areia, o sal do mar e o cloro da piscina, segundo a profissional, são fatores que danificam a barreia de proteção da nossa pele. O ideal para amenizar as agressões é utilizar hidratante, antioxidantes e manter sempre a pele limpa e protegida. Ela enfatiza que a exposição ao sol deve ser cautelosa, evitando se expor ao sol no período de 10 às 16 horas, e se estiver na praia, por exemplo, o ideal é optar por locais cobertos na maior parte do tempo, até que o sol fique mais brando, ou utilizar vestimentas com fator de proteção. “No verão, a hidratação e a proteção solar merecem atenção plena para sua pele permanecer saudável. Além de poder causar manchas e aparecimento de câncer, o sol também acelera o envelhecimento. A pele pode ficar mais oleosa pela falta de hidratação, podendo até descamar”, observa. Quem tem a pele oleosa deve optar por produtos livres de óleo, em texturas leves como gel, ou séruns. A agua termal também é uma ótima pedida e pode ser usada várias vezes ao dia.

Use filtro solar

A aplicação do filtro solar deve ser feita diariamente, independente da exposição. O filtro ideal para esta época do ano são filtros com FPS maior que 30, e sua reaplicação deve ser feita a cada duas horas. Também deve conter além do FPS, proteção contra os raios UVA e luzes visíveis. Não esqueça de proteger os lábios e também os cabelos. A depilação acaba sendo um procedimento bastante procurado nesta época. Qualquer técnica de depilação deve ter um cuidado após, devido á sensibilidade da área depilada. O ideal é evitar a exposição solar por cerca de 48hrs após o procedimento para evitar o aparecimento de manchas.

Mantenha a pele hidratada

Manter a pele hidratada é algo indispensável nesta estação. “Aposte em ativos hidratantes como ácido hialurônico ou vitamina E, que auxilia a proteger a barreira de proteção da nossa pele”, alerta Werna. No rosto e nas áreas mais ressecadas do corpo como joelhos, cotovelos, e pés o uso do hidratante deve ser feito pelo menos duas vezes ao dia. Consciência ao buscar o bronze ideal: se expor ao sol nos horários de menos perigo, alimentar-se com alimentos ricos em betacaroteno.

Invista em limpeza de pele profunda, para eliminar acnes e cravos, e também para reestabelecer a barreira de proteção da sua pele. Em peles muito oleosas é recomendável a limpeza uma vez ao mês. “Beba bastante água mantém nosso corpo hidratado e auxilia na saúde da nossa pele”, complementa.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.