Conecte-se conosco

Cadernos

E quando minha tristeza não é normal?

25/07/2019 - 14h01min

Atualmente, considerada por muitos a doença do século, a depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa. Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno. Sendo as mulheres mais afetadas que os homens. Segundo a Psicóloga Josiane Pires, um episódio depressivo pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, dependendo da intensidade dos sintomas.
A depressão é resultado de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos durante a vida (desemprego, luto, trauma psicológico) são as mais propensas a desenvolver a doença. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar. Portanto, os sintomas mais frequentes giram em torno de uma sensação de infelicidade crônica, alterações fisiológicas, baixas no sistema imunológico e o aumento de processos inflamatórios, como tristeza profunda, falta de apetite e de ânimo, pessimismo, baixa auto-estima, entre outros, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

O tratamento

O tratamento da depressão é feito por psicólogos e psiquiatras. A psicoterapia é uma das melhores formas que a depressão pode ser compreendida, elaborada e transformada. Em casos mais severos é necessário também o suporte medicamentoso. Os antidepressivos podem ser eficazes nos casos de depressão considerados de intensidade moderada-grave, mas não é a primeira linha de tratamento.

É preciso utilizá-los com cautela, oriundos de um diagnóstico eficaz. A depressão não tem uma cura, mas o tratamento previne novos episódios, ficando o sujeito sem crise por anos ou, até o fim da vida. O tratamento da depressão não tem um tempo específico para dar resultado, porém o quanto antes a pessoa procurar ajuda, antes ela será beneficiada.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.