Cadernos

Érico Schneider, o Molles, faz parte da constituição política e do esporte de Santa Maria do Herval

20/05/2021 - 05h15min

Atualizada em 20/05/2021 - 09h00min

Molles fundou o PDT e o PTB de Santa Maria do Herval (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Érico Schneider, o Molles, possui uma história conectada ao município desde o esporte à política. Hoje, aos 69 anos, ele recorda da sua participação em momentos decisivos. Foi o fundador do PDT, criado em 4 de março de 1989, onde constituiu a comissão provisória. Em meados dos anos 2000 saiu do partido e criou o PTB, ao qual permanece filiado até hoje.

Ele conta que seu interesse por política surgiu ainda na infância, enquanto ouvia seu pai acompanhando a Rádio Guaíba. Lembra de escutar o Correspondente Renner sempre nos horários das 8h50, 13h e 19h50, nos quais o jornalista Flávio Algaraz Gomes falava sobre o Golpe de Estado de 1964, quando Jango foi deposto e Brizola preso.

Alguns anos depois, em 2002, tirou uma foto com Brizola em uma reunião do PDT, durante uma reunião de lideres partidários do Vale dos Sinos. Ele ainda guarda esse registro com muito carinho e diz que jamais pensou que aquele jovem que escutava o Correspondente Renner estaria, depois de alguns anos, ao lado daquele homem que aparecia nos noticiários.

Molles diz que um dos seus maiores sonhos era um dia ser prefeito de Santa Maria do Herval, o que não se concretizou. Foi candidato a vereador pelo PDS em 1988, mas não se elegeu, ficando na suplência. Naquele ano, na primeira eleição do município, concorreu na chapa de Ademir e Guido, que perdeu para Derly Bassegio e Flávio Vier.

Molles como candidato a vereador em 1988 (ao microfone); ao lado dele Arnaldo da Costa Pietro; Ademir Schneider, Eldo Molling; Guido Vier e Laurílo Kunst (FOTO: Arquivo pessoal Érico Schneider)

Teve uma segunda passagem pela política como candidato em 2000, dessa vez como vice-prefeito ao lado de Hugo Schneider que renunciou antes da efetiva campanha começar.

De 2005 a 2008 foi secretário e Turismo e Esporte no município. A partir da equipe de trabalho que compôs, deu o nome ao tradicional evento de Natal do município. Conta que a votação foi feita nas escolas. O Froelich Weihnachten im Teewald foi o nome mais votado e permanece até hoje.

Além disso, destaca como um dos seus maiores feitos a sua participação no campo do Herval. Molles era membro do conselho fiscal e treinador do segundo quadro. “Quando jovem, meu sonho era ser treinador de futebol pois sempre estive ligado ao esporte”.

Posteriormente, em 1979, assumiu a presidência do clube. Naquele ano havia um campeonato de integração regional, do qual participaram Gramado, Nova Petrópolis, Ivoti e Dois Irmãos. O time de Herval quase não pôde participar por questões indisciplinares. Molles conta que consegui convencer as equipes e Herval competiu, sagrando-se campeão da temporada, além de levar o troféu disciplina. Molles também foi escolhido como melhor dirigente.

Como presidente, também iniciou a obra de cercamento do campo o que passou a ser um grande diferencial no clube.

Érico com Brizola em 2002. Ao fundo da imagem, aparece também Alceu Collares, ex-governador do RS (FOTO: Arquivo pessoal Érico Schneider)

Sair da versão mobile