Conecte-se conosco

Cadernos

Festejou-se com alegria e entusiasmo inéditos a vitória emancipacionista

06/09/2018 - 17h07min

Indiscutivelmente, jamais Estância Velha viveu momentos tão felizes e comoventes como os da segunda-feira, dia 1º . Pela manhã a Comissão de Emancipação fora a São Leopoldo para acompanhar a apuração do plebiscito realizado um dia antes, em todo o território que formará o novo município.

O primeiro voto a ser apurado era um sim e sede Estância Velha, sendo que daí em diante a diferença da votação, de sede, entre Estância Velha e Ivoti foi aumentando tanto que ninguém mais poderia duvidar da vitória final de Estância Velha para sede. Vale registrar que 2924 eleitores votaram sim e apenas 46 eleitores votaram não, assim como 1971 sede Estância Velha e 1014 sede Ivoti. Nas dezoito meses receptoras que funcionaram no plebiscito, Estância Velha, venceu em 13, empatou em uma, e perdeu em quatro. Tão logo foi ultimada a apuração, a Comissão voltou a esta Vila, onde então foi organizado um grande cortejo de automóveis, caminhões, etc. percorrendo as principais ruas desta Vila, sob um espoucar de foguetes e acolhida entusiástica por parte da população. Durante o cortejo, uma orquestra abrilhantou a festa. Em virtude da copiosa chuva que estava caindo, a diretoria da Sociedade de Canto União franqueou a sua sede social para que pudesse ter continuação a festa.

Esforços enaltecidos

Durante os festejos usaram da palavra os diversos oradores que ressaltaram os esforços desenvolvidos pela Comissão de Emancipação, assim como pela colaboração recebida pelo interior. Também foi lembrado o trabalho desenvolvido pela Assembleia Legislativa, pelo Governador do Estado, que colaboraram para o êxito desta campanha. Esteve presente nas festividades Vitor Graeff, líder das emancipações em nosso Estado, que foi alvo do carinho e das homenagens do povo deste ditrito. A medida que as horas passavam sempre mais aumentava o número de pessoas, pois chegavam do interior do futuro município, ônibus, caminhões, automóveis, todos lotados com moradores e que também vinham compartilhar com os “estancieiros” na maior festa de sua história. A noite foi oferecido a todos gratuitamente um grande churrasco. As festividades só terminaram na madrugada de terça-feira, sempre dentro de muita alegria e animação.

Jamais foi dado apreciar a este correspondente um espetáculo como este, onde todos confraternizavam sem distinção de classes ou idades, sempre dentro da maior harmonia. Por certo esta festa servirá de pedra angular de união de todos os “estancieiros” e moradores do novo e futuroso município para nova iniciativas. Temos a certeza de que o no novo município de Estância Velha, há de honrar,através do trabalho edificante de seus filhos, as mais caras tradições do Rio Grande do Sul, para felicidade do Brasil.

(texto publicado no jornal “Correio do Povo” em sua edição de 09/01/1959 – enviado pelo correspondente em Estância Velha, Laurillo Fleck)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.