Conecte-se conosco

Cadernos

Hora de pensar a decoração de Natal

06/11/2019 - 15h38min

Novembro já apontou no calendário, nos fazendo lembrar que está na hora de começar a pensar na decoração de Natal para sua casa. Embora existam aqueles que prefiram deixar mais pra perto da data, quem gosta de planejar a decoração inicia agora os preparativos. “Como decoradora de Natal, penso que depois de Finados já podem decorar a casa”, diz Neusa, dona de uma loja de decoração que sempre apresenta lindas ideias para deixar a casa bonita e aconchegante no Natal. Acostumada a trabalhar com a locação de peças decorativas por temporada, inclusive árvores, ela diz que quem aluga seus produtos quer aproveitar o máximo. “Muitos já montam a decoração em outubro”, observa.

Mas para quem gosta de Natal e de planejar sem atropelos esta data, Novembro é bem a hora de começar a pensar na decoração e na festa. A decoração natalina pode ser feita de várias formas. Cada jeito tem um efeito diferente, e se encaixa melhor com tipos específicos de ambientes. A decoração natalina é sempre um pouco chamativa, pois se baseia em brilhos, cores e luzes. Mas essas cores e luzes podem se integrar à decoração existente, para criar harmonia. Assim ela fica mais elegante e discreta.

Invista em acessórios

A cor é uma das principais decisões na hora de decorar para o Natal. É preciso pensar no efeito que se quer, mais discreto ou mais chamativo, e também nas cores existentes no ambiente. Para uma decoração de Natal mais viva, embora elegante, as cores mais vibrantes do ambiente podem se repetir nos enfeites. Essa é uma forma de integrar a árvore de Natal à decoração, por exemplo, com bolas ou outros acessórios em cores existentes no ambiente. Segundo Neusa, neste ano o cliente vai encontrar nas melhores casas do ramo, árvores, que apesar de surgirem em novas cores, têm as tradicionais entre as preferidas, arranjos, guirlandas, castiçais com velas e, claro, Papai Noeis….

Árvore é uma referência do Natal

Para quem tem dúvidas sobre a decoração, a profissional recomenda optar por uma linda árvore de Natal com muita luzinha. “Tendo uma árvore linda dentro de casa dispensa qualquer decoração”, observa. Guirlandas e anjos estão entre os objetos mais procurados. “O Natal é um momento mágico, todos querem deixar suas casas com o espírito natalino e se não tiver nada de decoração entristece”, destaca a decoradora. Mas a decoração natalina também pode ser feita sem árvore. Ela é uma peça marcante em referência ao Natal, portanto a decoração sem ela fica normalmente mais sutil. Mas isso pode ser compensado pela quantidade de enfeites, se for essa a vontade. Ou então pode ser criado um clima de natal realmente mais leve. Depende apenas da intenção.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.